Associação Cabo-verdiana de Deficientes vai a votos a 29 de Abril para eleição dos novos órgãos sociais

2/04/2024 18:13 - Modificado em 2/04/2024 18:13

A Associação Cabo-verdiana de Deficientes (ACD) vai estar reunida no dia 29 de Abril, na Cidade da Praia, na sua terceira Assembleia-geral ordinária, para eleições dos novos órgãos sociais, quase 20 anos após as últimas eleições.

A convocatória é assinada pelo segundo suplente da Mesa da Assembleia – Geral, Aquilino Ramos, em substituição do presidente e indica que a data para realização do encontro saiu da última reunião ordinária da Direcção nacional realizada no dia 22 de Março.

Segundo Aquilino Ramos, para além das eleições dos novos dirigentes, nomeadamente os integrantes do Conselho Directivo, da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal, o encontro de 29 de Abril vai servir também para análise das contas atrasadas.

Os membros da Associação têm até ao dia 25 das correntes para formalizarem a candidatura, conforme indicou à Inforpress Aquilino Ramos, que explicou que os sucessivos atrasos na realização da Assembleia-geral Ordinária se deveu às diversas dificuldades, entre as quais financeiras, que impediram o agrupamento de todos os membros.

Desde a última Assembleia-geral até agora que a ACD, com sede na Cidade da Praia, no bairro de Achada São Filipe, é presidida por David Araújo, que há vários anos vive fora do país, sendo substituído pelo vice-presidente, António Pedro Melo.

A Associação Cabo-verdiana de Deficientes (ACD) surgiu em 1994, como uma iniciativa da sociedade civil cabo-verdiana, para defender os direitos humanos das pessoas portadoras de deficiência.

Portanto, trata-se de uma ONG de solidariedade social, sem fins lucrativos, que filosoficamente prossegue os objectivos de igualdade e plena participação das pessoas portadoras de deficiência na vida social e no desenvolvimento.

A ACD, que neste mês de Abril completa 30 anos de existência, sob o lema “actuando pela dignidade das pessoas com deficiência”, é membro da Federação Oeste Africana das Associações de Pessoas com Deficiências (FOAPH), da Organização Mundial de Pessoas com Deficiências (OMPH), da Federação de Associações de Pessoas com Deficiência de Língua Portuguesa (FDLP) e da Plataforma das ONGs de Cabo Verde.

Tem sob a sua dependência o Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional (CENORF), criado em 2005, com foco no tratamento das pessoas com deficiência, especialmente os amputados e a LUMIARTE – Velas de Cabo Verde, criado em 2003,  com o objectivo de promover a integração profissional de pessoas com deficiência.

A Assembleia-geral, marcada para o dia 29 de Abril, terá lugar a partir das 09:00,  na sede da Plataforma das ONG, no bairro de Achada São Filipe

Inforpress/fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.