Cabo Verde vai receber o novo avião que irá reforçar e dar um novo rumo às missões da Guarda Costeira – ministra

28/03/2024 16:26 - Modificado em 28/03/2024 16:26

A ministra de Estado e da Defesa Nacional garantiu, esta quinta-feira, em São Vicente, que o Governo está trabalhar, em parceria com a Aeronáutica Civil, na montagem do processo de receção e registo da aeronave das Forças Armadas.

Isso porque, em breve, prometeu Janine Lélis, Cabo Verde, vai receber o novo avião que irá reforçar e dar um novo rumo às missões da Guarda Costeira em termos de fiscalização, patrulhamento marítimo, busca e salvamento, e no apoio às missões de evacuação médica. 

É por esta razão, explicou que este exercício Granito Falco, no quadro do acordo e parceria entre Cabo Verde e a Guarda Nacional do Estado de New Hampshire, representa, para o país, uma “oportunidade ímpar”.

Este exercício, serviu, segundo a governante, para capacitar os nossos militares para as ações de busca e salvamento com forte tónica na evacuação médica.

“Temos estado a realizar, com as seguradoras públicas e privadas, importantes sessões de trabalho, para apresentar as capacidades e as potencialidades da aeronave” e que seguirão, ainda, um conjunto de encontros para desenhar, dentro em breve, o plano operacional da aeronave para as suas várias missões.

O objetivo, agora, é firmar acordos com outras instituições, visando acautelar e garantir a sustentabilidade das operações e, neste sentido, garantiu que o governo está a trabalhar em parceria com a Aeronáutica Civil, na montagem do processo de receção e registo da aeronave. “E em paralelo estão na forja um conjunto de diplomas para a criação da Autoridade da Aeronáutica Militar, que é um processo que leva o seu tempo até estar concluído”.

E com a realização de mais este Exercício, o Granite Falco, mostra-se segura de que uma nova etapa está a ser inaugurada na relevante e histórica cooperação no domínio na Defesa entre Cabo Verde e os Estados Unidos.

“Estamos, efetivamente, a solidificar estes laços que unem as nossas Forças Armadas com benefícios para ambas as partes”, atirou a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis.

EC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.