PAICV diz que o atual modelo de gestão da ilha já não serve a população

26/03/2024 17:35 - Modificado em 26/03/2024 17:41

O Líder da Bancada Municipal do PAICV, Odair Cruz, na sua intervenção esta terça-feira, na 7ª sessão ordinária da Assembleia Municipal, disse que a ilha precisa de políticas que permitam o seu desenvolvimento, e que possam conduzir à alavancagem da economia e ao desenvolvimento social e económico da ilha.

Para Odair Cruz, tem-se verificado que ao longo dos anos muitas destas potencialidades foram negligenciadas e verificamos também que a ilha de São Vicente perdeu gás em termos de desenvolvimento a nível nacional.

“São muitas as medidas que são tomadas e essas medidas são tomadas por vezes de forma desesperada e não sentimos que haja uma intrusão entre algumas medidas tomadas ao nível do governo central e ao nível da autarquia”, reforçou o deputado municipal, que considera que isso não tem permitido alavancar a economia da ilha.

Ao nível do Orçamento Municipal 2024, que não foi aprovado, aponta um conjunto de medidas que já foram propostas neste orçamento e que já vinham dos orçamentos de 2021, 2022 e também foram propostas em 2023. “E são obras que não foram realizadas ao longo de vários anos”, atirou.

Obras como o Polivalente da Zona Norte, que é uma obra que há muitos anos está prestes a ser concluída, do mercado do peixe, da conservatória, entre outras obras, que afirmou, estão com défice de acabamentos.

Neste sentido, o deputado do PAICV, acredita que o atual modelo de gestão da nossa ilha é um modelo que já não serve a população e pede uma mudança. Uma mudança de objetivos, uma mudança de políticas que permitam alavancar efetivamente a ilha.

E isso, sustentou, só trará consequências positivas para a ilha de São Vicente, para a população de São Vicente e para todos os que optam por viver em São Vicente, optam, por aqui, passar algum tempo ou até um fim de semana.

Por outro lado, reconheceu que existem aspectos positivos na gestão da Câmara Municipal e apontou a gestão do desporto da ilha, que diz, precisa de ser melhorada.

“Temos visto uma diminuição da infra-estrutura desportiva em São Vicente, especificamente daquelas estruturas na periferia. O atletismo, que é um desporto com muito potencial aqui em São Vicente, também foi prejudicado”, elencou Odair Cruz.

O PAICV, voltou a pedir ao Presidente da Câmara que reativasse, mais uma vez, o Conselho Municipal da Juventude. Isso porque, este conselho, defendeu, é importante para que os jovens possam estar mais próximos da Câmara e mostrar quais são as suas aspirações para o desenvolvimento das políticas de juventude.

E nível social, que é a bandeira da Câmara Municipal, dos apoios sociais e das atividades sociais, diz que a Câmara deveria deixar de ser mais assistencial e promover mais e que a nível da dimensão económica, a ilha de Sao Vicente é a segunda ilha em termos de força.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.