Duzentos e setenta e um 271 alunos de São Vicente contemplados no Bolsa de Acesso a Cultura 2024

26/03/2024 16:38 - Modificado em 26/03/2024 17:44

Fazem parte das seis instituições ligadas à arte foram contempladas com o projeto.

As Associações Dança das Estrelas de Cabo Verde, a Associação desportiva, recreativa e cultural Cruzeiros do Norte, A associação Sodade Arteatro Escola, o grupo Desportivo e Recreativo Eskedinha, a Educ’arte – Escola de Música e Arte – e a ENSINARTE – Escola Inclusiva de Arte, são os beneficiários, em São Vicente do programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura) 2024, que tem possibilitado o acesso e massificação do ensino de arte em Cabo Verde.

Desde o seu arranque em 2017, várias escolas, associações e ONGs foram e têm sido contempladas com esse programa, a nível nacional.

O Porta-voz dos beneficiários, Oziel Morais, da Educ’arte – Escola de Música e Arte, afirmou que todos estão cientes daquilo que este financiamento representa.

“Queremos agradecer a oportunidade de iluminar o caminho dos nossos filhos e orientar os nossos jovens no seu percurso de vida, para poderem fugir de todo o mal que, infelizmente, a sociedade também nos mostra”, afirmou o responsável da Escola de Música Educ’arte atende crianças de 8 a 12 anos.

Oziel Morais disse ainda, que, nos últimos anos, que duas ou três das maiores bandas que acompanham os maiores artistas de Cabo Verde são 100% formadas por jovens que um dia estiveram na Escola de Música Educ’arte , nas escolas da Igreja do Nazareno, que também é um parceiro. E que o “elevado” patrocínio do Ministério da Cultura através deste programa tem sido “extraordinário”.

Os beneficiários, comprometem-se a fazer de tudo isto para honrar este projecto, para serem os exemplos deste projecto. “Olho e vejo os benefícios hoje, mas estou a olhar para daqui a cinco ou dez anos”.

Por seu lado, o Ministro da Cultura que testemunhou os contratos de financiamento, afirmou, que o objetivo do programa é enriquecer o país em termos culturais. “Viemos financiar os estudantes, as meninas e os meninos da sociedade cabo-verdiana, para a frequência das aulas artísticas”.

O projecto, referiu Abraão Vicente, começou com mil e alguns alunos. E este ano, até 2024, em todo o território nacional, promete chegar a 4.068 alunos beneficiários do programa BAcultura. “O número diz muito, mas ainda queremos chegar mais”.

Isso porque, assegurou, o BAcultura veio justamente para preencher essa lacuna, para dar oportunidades às crianças e aos jovens.

Indira Monteiro Lima, coordenadora do projeto, aproveitou o momento para pedir, que aproveitem a oportunidade que estão a ter.

“É hora de aproveitar. É uma oportunidade que, quando as oportunidades não aparecem todos os dias, quando aparecem, temos mesmo que aproveitar”.

Indira Monteiro Lima, acredita que o maior presente do programa Bolsa da Cultura é, sem dúvida, uma cidadania ativa, uma cidadania consciente, que engloba em São Vicente 271 alunos, sendo 171 do sexo feminino e 100 do sexo masculino.

O BA-Cultura tem por objetivo garantir que a população com menos recursos não fique excluída da “fruição da arte” e também dar a sustentabilidade às pequenas iniciativas nas escolas de ensino artístico, financiando as propinas dos alunos que são de famílias com baixo poder económico, para frequência de aulas de iniciação artística designadamente nas áreas de design, artes plásticas, dança, fotografia, música e linguagem corporal.

Elvis Carvalho

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.