Novo secretário do SICS quer fazer um sindicalismo mais dinâmico e coeso

24/03/2024 13:17 - Modificado em 24/03/2024 13:19

Jorge Duarte, foi eleito, no dia 22 de março, o novo secretário permanente do Sindicato da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), em São Vicente. Neste mandato de três quer fazer um sindicalismo mais dinâmico e coeso, com maior intervenção dos maiores interessados ainda, que são os trabalhadores. “São estes que conhecem a realidade”.

O jovem de 33 anos, referiu em entrevista ao Notícias do Norte, que pretende, em primeiro lugar, tomar pulso sobre a organização do sindicato, as pendências e só depois traçar um plano com o presidente recém eleito, Elísio Lacerda Inocêncio, funcionário da Emprofac e membro do conselho directivo do SICS desde 1995.

Seguindo esta lógica, Jorge Duarte avançou que o sindicato tem alguns acordos coletivos de trabalho em vigor, o que considera ser satisfatório, já que esta é uma forma de trabalhar dentro do sindicato. “São menos exigências, quando você tem acordo com o empregador”, apontou o sindicalista, que é também jurista.

Contudo, existem outras situações relacionadas com o emprego precário, a situação efetiva em que o país vive, conforme as guerras, bem como a pandemia da Covid-19 que, sublinhou, deixou muitas empresas endividadas. “Algumas até já fecharam as portas”.

Das restantes situações, elencou, deve-se a questão do desemprego, da perda de mão de obra, e ainda, da perda do valor da retribuição.

Porém, outro ponto que considerou “interessante” é o aumento salarial previsto para 2025, que passará para 17 mil. “Temos que trabalhar nesse sentido para suprir qualquer necessidade que os empregadores possam ter até lá”, realçou. 

Por outro lado, a conferência, realizada sob o lema “Por um sindicalismo mais dinâmico e coeso”, é para o novo secretário permanente do SICS, uma obrigação deste mandato.

“Vamos entrar agora e ter um trabalho mais profundo com a classe associativa, pois esse dinamismo é exigido. O sindicato já, por norma, está estruturado, mas teremos necessariamente de ter intervenção dos maiores interessados ainda, que são os trabalhadores. São estes que conhecem a realidade”, considerou Jorge Duarte que terá um mandato com uma duração de três anos.

De recordar que Jorge Duarte, não é estreante nas lides sindicais, tendo sido eleito, em setembro de 2019, coordenador do Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil, Agricultura, Serviços, Florestas, Serviços Marítimos e Portuários (SIACSA), na ilha de São Vicente.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.