Índice de Produção Industrial regista variação homóloga de 3,2% no quarto trimestre de 2023

21/03/2024 16:21 - Modificado em 21/03/2024 16:22

O Índice de Produção Industrial (IPI) registou, no quarto trimestre de 2023, uma variação homóloga de 3,2 por cento (%), divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Os dados divulgados pelo INE indicam ainda que o Índice de Preços na Produção Industrial registou uma variação homóloga de – 2,2%, o Índice de Volume de Negócios uma variação homóloga de 7,0%, e que os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas situaram em 0,3%, 4,7% e -1,5%, respectivamente.

Segundo dados do INE o índice de produção industrial total registou, em termos homólogos, um aumento de 3,2% no quarto trimestre de 2023, representando um aumento de 5,7 pontos percentuais (p.p.) em relação ao trimestre anterior, sendo que em termos trimestrais, registou um aumento de 2,8%.

Neste período, indica a mesma fonte, a indústria extractiva apresentou uma diminuição de 11,4%, a indústria transformadora registou uma variação de 4,2% e as indústrias de electricidade, gás, vapor, água quente e fria, ar frio e de captação, tratamento e distribuição de água registaram variações de 3,4% e -3,3%, respectivamente.

Ainda segundo o INE, o Índice de Preços na Produção Industrial diminuiu 2,2% no quarto trimestre de 2023, relativamente ao trimestre homólogo, tendo essa diminuição sido influenciada pelo agrupamento das indústrias transformadoras e de electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio, com variações de 1,2% e -3,5%, respectivamente.

No trimestre em análise, indica o INE, o índice de volume de negócios apresentou uma variação homóloga de 7,0%, enquanto que nas indústrias extractivas, registou-se uma variação do volume de negócios negativa, de 60,6%.

“O volume de negócios na secção das indústrias transformadoras registou variação de 11,9% e as secções de electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e de tratamento e distribuição de água, registaram variações homólogas de 4,0% e -4,2%, respectivamente”, lê-se na nota de imprensa.

No que se refere aos índices de emprego e horas trabalhadas na indústria, o INE avança que no quarto trimestre de 2023, as variações homólogas foram de 0,3% e -1,5%.

A secção das indústrias extractivas, avança a mesma fonte, registou variações homólogas de -16,5% em relação ao índice de emprego e de -21,3% em relação ao índice de horas trabalhadas.

Já na secção das indústrias transformadoras, registou-se uma variação homóloga de 1,6% no índice de emprego e -1,8% no índice de horas trabalhadas, enquanto que nas secções de electricidade, gás, vapor, água quente e fria, ar frio e de tratamento e distribuição de água, foram registadas variações homólogas no índice do emprego de -1,3% e 1,3%.

No índice de horas trabalhadas, se registaram variações de -1,5% e 1,6%, frisa INE.

No quarto trimestre de 2023, a taxa de variação homóloga das remunerações brutas na indústria foi de 4,7%, tendo neste período, as indústrias extrativas e indústrias transformadoras registado variações no índice de remunerações, de – 34,0% e 6,0%.

Neste domínio as secções de electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e de captação, tratamento e distribuição de água, registaram variações de 5,3% e -4,2%, respectivamente.

O IPI é um indicador que tem por finalidade medir as variações do volume da produção das indústrias em intervalos curtos e regulares.

Este índice, conforme o INE dá uma medida da tendência do valor acrescentado a custo de factores, ao longo de um dado período de referência, sendo que os índices são obtidos tendo por base o inquérito mensal à produção industrial, realizado junto de unidades estatísticas seleccionadas a partir das empresas sediadas no território nacional.

PC/HF

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.