Estado do mar prejudica operação para encontrar jovem desaparecido no mar do Tarrafal

18/03/2024 15:57 - Modificado em 18/03/2024 15:57

As condições marítimas adversas estão a condicionar as operações de busca para encontrar o jovem Helder Rocha,  de 18 anos, desaparecido sábado no mar do Tarrafal.

Em declarações à imprensa, o comandante dos Bombeiros do município do Tarrafal, Paulo Varela, explicou que desde sábado, quando foram alertados pelo nadador salvador, dirigiram-se à praia, mais concretamente ao “Mar di Riba”, para procederem com as buscas.

Entretanto, revelou que as tentativas foram incompletas devido ao estado do mar, mas que estão as autoridades estão a fazer de tudo para, dentro das possibilidades e das condições disponíveis, tentar recuperar o corpo da vítima.

Conforme explicou, nesta praia, o vento vem sempre na direcção Norte – Noroeste, o que indica que a correnteza empurra qualquer objecto que encontra no mar para Ponta de Atum, estando a seguir estas orientações, reforçando que a busca está a ser feita em toda a área.

Sobre os equipamentos para estes tipos de trabalhos considerou que os Bombeiros municipais possuem equipamentos e meios suficientes para dar resposta a estas situações, mas pediu um pouco mais de cuidado à sociedade civil quando procuram o mar.
 
Por seu turno, o vereador responsável pela área da Protecção Civil, Jednilson Landim, avançou que as duas principais praias do município são vigiadas por 9 nadadores salvadores.

Sobre a situação ocorrida realçou que, segundo o nadador salvador de serviço, o mar apresentou-se desde cedo muito agitado, tanto é que a bandeira que se encontra levantada desde ontem sábado é a vermelha.

Além da bandeira vermelha acrescentou que o nadador salvador advertiu alguns banhistas sobre o estado do mar e os perigos que poderiam surgir, tendo até pedido apoio da Polícia Nacional para ajudar a controlar a situação.

Este responsável lamentou o ocorrido, acrescentando que a câmara municipal, o serviço dos Bombeiros, outras entidades e a sociedade civil estão empenhados em tentar recuperar o corpo do jovem desaparecido, comprometendo-se a continuar com as buscas.

Da mesma forma, reforçou o apelo do comandante dos Bombeiros, pedindo mais cuidado aos banhistas e que respeitem as orientações do nadador salvador no sentido de evitar situações do tipo.

Conforme informações, Hélder Rocha estava acompanhado dos familiares que até então se encontram no local na esperança de conseguir resgatar o corpo, mas nenhum quis pronunciar sobre o ocorrido.

De realçar que no passado mês de Fevereiro, um jovem de 30 anos também desapareceu no mar do Tarrafal e o corpo não foi encontrado

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.