Rússia avisa que manobras da NATO são “simulacro de confronto”

7/03/2024 14:02 - Modificado em 7/03/2024 14:02
© Reuters

O secretário do Conselho de Segurança russo, Nikolai Patrushev, avisou hoje que as manobras militares realizadas recentemente pelos países membros da NATO parecem ser uma “simulação de confronto armado” com Moscovo.

As manobras, realizadas sob o nome de Resposta Nórdica 2024, decorrem na Noruega, Suécia e Finlândia, e contam com a participação de cerca de 20 mil militares de 13 países da Aliança Atlântica, prolongando-se até 14 de março.

Para Patrushev, estas manobras militares representam atividades “desestabilizadoras” que levam a um “aumento da tensão”.

“Um importante instrumento de influência de Washington sobre outros estados é o agressivo bloco da NATO, que se aproximou muito das fronteiras ocidentais da Rússia. Ao longo dos seus 75 anos de existência, a NATO, como alegado garante da paz e da democracia, desencadeou mais de uma centena de guerras e conflitos militares em todo o mundo e está a preparar-se para o próximo”, denunciou o secretário do Conselho de Segurança russo.

“Há planos para expandir ainda mais a presença da NATO na região Ásia-Pacífico e no Ártico”, acrescentou Patrushev, lembrando que o Ocidente está “envolvido no conflito ucraniano, fornecendo ajuda militar e técnica a Kiev”.

Patrushev disse ainda que devido ao fracasso da “muito divulgada contraofensiva ucraniana e às ações bem-sucedidas das Forças Armadas russas, o presidente francês, (Emmanuel) Macron, não descartou a possibilidade de enviar contingentes militares da OTAN para a Ucrânia”.

O secretário russo alertou para as consequências desta estratégia por parte do Ocicente.

“O presidente da Rússia, na sua mensagem à Assembleia Federal, recordou o destino daqueles que enviaram os seus contingentes para a Rússia no passado e avisou que as consequências para os potenciais intervencionistas serão muito mais trágicas do que no passado”, concluiu Patrushev.

Lusa

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.