
O Governo pretende, ainda este ano, construir em São Vicente mais três centros de dia e reabilitar o Centro Nhô Djunga e o Centro de Emergência Infantil, dando continuidade àquilo que tem sido feito em termos de políticas sociais, mas essencialmente focado nas crianças e adolescentes.
A informação foi avançada pelo Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, durante uma visita na Creche “Laidinha Lima” – da Liga Nazareno, em Monte Sossego, onde fez a entrega de alguns materiais didáticos.
O Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, lembrou Freire, é a entidade responsável pela implementação do Sistema Nacional de Cuidados, que permitiu criar uma rede de suporte às famílias com cuidado de dependentes e mapear as necessidades de cada município em equipamentos e serviços de cuidados para a pequena infância e dependentes.
“Estamos a dar uma grande prioridade à criação de todas as condições para que as crianças possam estar na escola ou nos centros de dia. E especificamente em São Vicente teremos três centros de dia, em Monte Sossego, Ribeirinha e Salamansa”, anunciou o governante.
Tudo isto, salientou Elísio Freire, no âmbito daquilo que o governo pretende, que é uma ação governamental, “para que os nossos filhos fiquem o maior tempo possível quer na escola, quer num espaço de aprendizagem. E assim temos crianças com todas as condições para terem um crescimento saudável, num ambiente tranquilo e saudável, para poderem crescer em paz”.
Relativamente às famílias vulneráveis, nos últimos anos o Governo vem aumentando e reforçando a subsidiação, no sentido de alargar o acesso das crianças às creches e ao pré-escolar em todo o país.
E acredita que estes projetos, se juntar também os contratos programa com a Câmara Municipal, que abrange a questão da universalização do pré-escolar, e acrescentar a inclusão produtiva aqui na ilha de São Vicente, que abrange cerca de 100 famílias, com apoio familiar.
E como anunciou o governo, em todo o país, vão ser atribuídos mais de 7.000 benefícios de inclusão social. “E só em São Vicente teremos cerca de 500 pessoas que serão beneficiadas”, o que mostra, conforme o governante, que o governo está a trabalhar de forma focada, localizando as necessidades das pessoas e das famílias, tendo também em conta as famílias que têm crianças na sua dependência.
“Com o único objetivo de poder incluir todos e poder eliminar a pobreza extrema, reduzir a pobreza e ter igualdade e oportunidades para todos”, concluiu.
EC