Peetah Morgan, vocalista do Morgan Heritage, morreu aos 46 anos

26/02/2024 12:03 - Modificado em 26/02/2024 13:52

Peter “Peetah” Morgan , vocalista da banda de reggae vencedora do Grammy, Morgan Heritage , morreu aos 46 anos.

A banda, conhecida por canções como Don’t Haffi Dread (To Be Rasta) , Down by the River , Tell Me How Come e She’s Still Loving Me , anunciou o falecimento de Peetah no domingo (25 de fevereiro).

“É por amor sincero que compartilhamos que nosso amado marido, pai, filho e irmão e vocalista do Morgan Heritage, Peter Anthony Morgan, ascendeu hoje”, escreveu a família Morgan em um comunicado postado no Instagram. “Jah, venha e salve de nós mesmos porque o amor é o único caminho.”

“Nossa família agradece antecipadamente por seu enorme amor e apoio, e pedimos suas orações contínuas enquanto passamos por esse processo. Pedimos também que você respeite nossa privacidade durante este período de cura.”

A família Morgan ainda não divulgou a causa oficial da morte. No entanto, o publicitário e comerciante musical do grupo irmão, Sean ‘Contractor’ Edwards, disse ao DancehallMag que Morgan morreu nos Estados Unidos após sofrer um derrame.

“Obviamente, a doença é um assunto muito privado e apenas um profissional médico pode comentar com precisão a causa precisa da morte, mas o que concluí é que ele sofreu um acidente vascular cerebral e morreu nos Estados Unidos”, disse ele.

Edwards relembrou o último momento que compartilhou com Peetah.

“Só posso dizer que meu último momento com o Morgan Heritage foi a independência do ano passado, quando eles receberam o prêmio Ícone Nacional no Estádio Nacional. Estou feliz que ele tenha recebido isso quando estava vivo, assim como seu prêmio Grammy enquanto estava vivo. Ele parecia muito saudável no estádio e cantava muito bem. Ele era muito humilde e geralmente quieto”, disse Edwards.

Em 2022, a família lamentou o falecimento de seu patriarca e veterano cantor de reggae Denroy Morgan , que foi pai de 30 filhos.

Os filhos de Denroy formaram vários grupos, incluindo Morgan Heritage, que inicialmente começou com oito irmãos em 1994.

O grupo então se estabeleceu em cinco membros, Peter “Peetah” Morgan, Una Morgan,  Roy “Gramps” Morgan , Nakhamyah “Lukes” Morgan e Memmalatel “Mr. Mojo” Morgan, antes de recentemente se transformar em um trio composto por Peetah, Vovô e Sr.

O último projeto do Morgan Heritage foi The Homeland, lançado em abril de 2023. Foi descrito como um álbum de “World Music” que combina os sons da África e da Jamaica.

Seu álbum de estreia, intitulado Miracles , foi lançado em 1994, poucos meses depois de fazer sua primeira aparição no palco principal do festival de música Reggae Sunsplash. 

Em 2015, seu álbum  Strictly Roots  passou 44 semanas na parada de álbuns de reggae da Billboard, chegando ao primeiro lugar. Esse álbum tem a distinção de levar para casa o prêmio Grammy de Melhor Álbum de Reggae, ao longo de outros álbuns de sucesso, como The Cure de Jah Cure  ,  Luciano’s  Zion Awake e Acousticalevy  de Barrington Levy em 2016.

Eles também foram indicados para Melhor Álbum de Reggae em 2017 por seu álbum Avrakedabra.

A carreira solo de Peetah Morgan viu o lançamento de músicas como Better World (2023), My Makeda (2012), Heart Like Lion with Jah Sun (2012), Unfair with Busy Signal (2010) e Bye Bye (2009).

https://ab6c51c9bdf6530a4d36db347fa2539f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.