São Vicente: População pede o retorno da Brigada Anticrime (BAC) às ruas – sentimento de insegurança aumenta diariamente

20/04/2023 18:03 - Modificado em 20/04/2023 18:10

Com o aumento da onda de criminalidade que reina na ilha e o sentimento de insegurança que paira no ar, fruto das constantes ondas de assalto na via pública, e também em estabelecimentos comerciais, e até em frente às suas casas nos últimos dias, entre outros espaços muitos sanvincentinos, pedem o regresso da Brigada Anti Crime (BAC) às ruas.

 A população espera que a BAC traga de volta alguma ordem e segurança para a ilha. É que nos últimos dias, assaltos e furtos tornaram-se uma ocorrência comum na ilha de São Vicente, causando medo e insegurança entre a população. O Notícias do Norte foi às ruas para ouvir as opiniões das pessoas sobre a situação e está pedindo o retorno da Brigada Anti Crime (BAC) às ruas. E nas redes sociais, também tem sido a mesma coisa.

De relembrar que a criação da unidade foi bastante aplaudida na ilha e cuja atuação, também foi bastante criticada. É que muitos consideravam que  a postura dos agentes em casos de abordagem não condizia com os regulamentos estipulados na lei, uma vez que aproveitam da sua função para aplicar castigos às pessoas.

Paulo Rodrigues diz que a violência aumentou significativamente nos últimos tempos, e a ilha está mais insegura do que nunca. Este morador afirmou que há uma necessidade urgente de mais policiais nas ruas, tanto na cidade quanto na periferia, para combater a criminalidade.

Ernestina Fortes que é natural da ilha de Santiago e vive em São Vicente há vários anos, acredita que o governo deve encontrar uma maneira de ajudar a população. “Há necessidade de mais reforços nas ruas para evitar que a situação se agrave. As pessoas não podem ficar isoladas em suas casas, pois precisam trabalhar para pagar suas contas e sustentar suas famílias”, comentou.

Quem é de opinião que a pobreza leva muitos jovens a tomarem o caminho errado, causando danos a si mesmos e aos outros, é o senhor Dionísio Fernandes. Este que é também imigrante lamenta o atual estado de insegurança na ilha.

Após cumprir mais um dia de trabalho, Cecílio Fortes, que é guarda noturno de uma instituição, diz que está preocupado com a situação da ilha e teme ser assaltado a qualquer momento, principalmente à noite. “Tenho sido muito cauteloso ultimamente, apenas viajando entre casa e trabalho”, disse este sanvicentinos que pede o retorno da BAC às ruas para manter a ordem, tanto de dia quanto de noite.

Já Carla Gomes fala em um clima de “medo” que se vive em São Vicente, por conta da criminalidade. Afirma que mesmo um gesto suspeito é suficiente para colocar as pessoas em alerta, mesmo quando a pessoa não é um ladrão.

Esta residente ressalta ainda que alguns estabelecimentos comerciais precisam mudar o layout de suas áreas de pagamento para evitar que os funcionários sejam pegos de surpresa, já que muitas vezes estão de costas para a entrada.

Silvia Neves recorda um incidente recente em que o sobrinho e a namorada foram assaltados no próprio bairro, há bem pouco tempo. “No meu caso, fui buscar meu filho no jardim infantil e preferi trazer somente a minha chave e meu telemóvel. Eu não trouxe minha bolsa porque estou com medo”, contou.

Diante destas e de outras situações, os nossos entrevistados mostraram-se a favor do regresso da Brigada Anti-Crime BAC que é uma unidade especial da Polícia Nacional de Cabo Verde que se dedica única e especialmente a combater a criminalidade, prevenir acontecimentos que possam alterar a ordem e a segurança pública, acabar com bandos armados, combater o tráfico de droga e facções criminosas como grupo de gangues e delinquentes.

A BAC ficou conhecida por suas táticas e equipamentos usados durante as operações noturnas nas áreas urbanas com altos índices de criminalidade.

Os agentes “Ninja” da BAC são equipados com coletes à prova de bala, Fuzis e metralhadoras, pistola, Gás pimenta, Cassetetes, Taser de shock eléctrico, capacetes e andam de viaturas especiais blindadas.

A Brigada Anti Crime foi criada em 2011 pelo Comando da Polícia Nacional de São Vicente para combater a criminalidade na via pública e nos bairros. 

Esta unidade policial recebeu elogios pelo trabalho realizado na ilha, mas há situações em que a BAC parece exceder as normas de actuação, e que de acordo com as denúncias recebidas por este online, na altura, acabaram por passar despercebidas à sociedade, mas que deixam marcas nas vítimas.

AC – Estagiária

  1. Belmiro Januario Fon

    Melhore deciçao do povo Mindelense e dos caboverdianos Parabens os BAC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.