Terminal de Cruzeiros do Mindelo em fase de betonagem das lajes e construção do edifício de recepção – Enapor

8/02/2024 12:59 - Modificado em 8/02/2024 13:00

A Empresa Nacional de Administração dos Portos – Enapor – anunciou que o Terminal de Cruzeiros do Mindelo já entrou numa nova fase de construção com a betonagem das lajes do novo cais e do edifício de recepção de passageiros.

Conforme informações da empresa que gere os portos de Cabo Verde, no novo cais (jetty) a laje de piso, com 20 metros de largura, é betonada por tramos de aproximadamente 24 metros de comprimento, até atingir o comprimento total de 400 metros do novo cais, uma estrutura monumental que permitirá receber os maiores cruzeiros do mundo.

Para o edifício de recepção dos visitantes, o chamado “Welcome Center”, a betonagem da laje do piso 1 marca o início da consolidação do edifício em altura, devendo este posteriormente receber a estrutura metálica que o dará a sua forma final.

A conclusão da obra deverá acontecer em finais do primeiro semestre deste ano, conforme asseverou o ministro do Mar, Abraão Vicente, durante uma visita à infra-estrutura em Dezembro de 2023.

O Porto Grande do Mindelo vai receber o novo terminal de cruzeiros, cuja obra arrancou em Janeiro de 2022, a cargo do consórcio luso-cabo-verdiano constituído pelas empresas Mota-Engil e Empreitel Figueiredo.

A obra foi adjudicada por 26,5 milhões de euros, co-financiada pelo Fundo ORIO, dos Países Baixos, e pelo Fundo OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) para o Desenvolvimento Internacional.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.