Há onze anos que a ONG espanhola tem cooperado com Cabo Verde na área da saúde, tendo já realizado 48 missões na ilha do Sal.
O consultório solidário de saúde infantil de África Avanza no Sal ultrapassa as 3.000 consultas gratuitas a crianças no seu primeiro ano de atividade. A informação é avançada pela associação espanhola, em nota de imprensa.
A ONG espanhola, tem cooperado com o país na área da saúde há mais de uma década, tendo já trazido mais de 130 médicos especialistas, no âmbito do programa Médicos Solidários para Cabo Verde, e este ano, em 20 de abril de 2023, inauguraram o consultório solidário de saúde infantil na ilha do Sal.
O feito, segundo uma nota de imprensa da África Avanza, está a ser especialmente valorizada e apreciada porque, isso porque, o Consultório de Saúde Infantil de África Avanza vai ultrapassar a fim de ano as 3.000 consultas médicas gratuitas as crianças do Sal. Sem dúvida, um grande serviço social para a população salense.
Conforme os dados da ONG, 61% das crianças atendidas têm menos de 6 anos, maioritariamente provenientes de famílias com dificuldades.
Os diagnósticos mais frequentes são os problemas respiratórios (22%), as afecções dermatológicas (22%) e as doenças infeciosas e parasitárias (21%)
Em termos de encaminhamento de pacientes para especialistas, destacam-se as necessidades para Dentista, Oftalmologista, Otorrinolaringologista e para Cirurgias.
Nos últimos dois meses, as missões de cirurgia pediátrica gratuita do África Avanza, uma de cirurgia geral e outra de otorrinolaringologia, contribuíram para curar 61 crianças destas listas. “Uma contribuição muito importante porque dá uma solução completa às crianças, fechando o círculo diagnóstico + solução”, afirmou o presidente da Africa Avanza, Iñaki Gascon.
Diz ainda o responsável que “a equipa do Consultório estamos realmente motivados, o Consultório de Saúde Infantil de África Avanza é um projeto social de qualidade, muito oportuno e bem estruturado, que está a contribuir com grande eficácia para melhorar a saúde das crianças em Sal.
O Consultório Solidário de Saúde Infantil está localizado no Centro Comunitário Chã de Matias, em Espargos. É um projecto promovido pela África Avanza, com o apoio do Ministério de Saúde e Riu Hotels & Resorts, e de que presta gratuitamente cuidados médicos de qualidade a crianças dos 0 aos 13 anos na ilha do Sal
Além disso, conforme a associação espanhola, dando continuidade ao compromisso de África Avanza com a saúde em Cabo Verde, entre os dias 10 até 19 de novembro, uma equipa de médicos voluntários da Associação, composta por dois cirurgiões pediátricos, um anestesista e uma enfermeira, realizaram 36 intervenções de cirurgia geral e 63 consultas a crianças da ilha.
Durante a missão, a equipa médica realizou uma atividade de formação com a comunidade da Associação Cha Matias. Manobra básica de RCP para pessoal não médico.
Também de dia 1 até 10 de dezembro, Africa Avanza deslocou uma equipa de especialistas em otorrino, pediatria e ginecologia.
Os médicos (dois cirurgiões, dois anestesistas e uma enfermeira) realizaram 25 cirurgias gratuitas a crianças e 20 cirurgias ginecológicas.
A África Avanza é uma associação independente, sem fins lucrativos, formada por médicos, profissionais solidários e voluntários, experimentados em diversos campos, que disponibilizam o seu tempo, conhecimento e próprios recursos económicos, de forma desinteressada, em prol dos mais necessitados.
Esta ONG desenvolve há vários anos com o Hospital Regional do Sal um programa de cooperação médica denominada “Médicos Solidários para Cabo Verde (MSCV)”, deslocando-se periodicamente para realizar consultas e intervenções cirúrgicas na ilha turística.
Elvis Carvalho