SUB-17: FCF abre processo disciplinar para apurar se houve, ou não viciação de resultados no jogo EFIZ x Ultramarina (13-1)

11/04/2023 18:07 - Modificado em 12/04/2023 12:08

O jogo entre o EFIZ do Sal e a Ultramarina de São Nicolau, e que terminou numa goleada por 13-1 a favor da equipa da ilha do Sal e que, acabou por apurar-se para as meias finais do nacional de futebol, deixando para trás o Batuque, vai ser investigado pela Federação Cabo-Verdiana de Futebol, FCF. Bem como as cenas de pancadaria marcaram o fim da fase de grupos, em que por frustração do Batuque descambou para a violência, com cenas de pancadaria em pleno relvado do campo anexo ao Centro de Estágio, protagonizados por jogadores e até membros da equipa técnica contra os jogadores e equipa técnica da equipa de São Vicente.

Em comunicado, a FCF, afirma que foi instaurado um processo disciplinar para que sejam “devidamente investigadas” as circunstâncias do jogo EFIZ – Ultramarina e ao apuramento de responsabilidades tendo em conta, “a situação grave ocorrida no jogo”, conforme denúncias.

O pedido de averiguação do jogo foi interposta pela direcção do Batuque Futebol Clube, que se diz lesada pelos acontecimentos “anormais”. É que após a goleada de 13-1 do EFIZ sobre a Ultramarina, o Batuque para se qualificar teria de vencer, a mesma equipa, por uma diferença de nove golos

Contudo o Batuque não foi além de um 4-0 no jogo e apesar da goleada a equipa de São Vicente, não conseguiu o apuramento para as meias finais.

A situação levou a uma cena de pancadaria na final do jogo entre Batuque e Ultramarina, na final do jogo.

Na sequencia o Batuque pediu uma investigação para averiguar os factos, de “match fixing”, ou seja, “viciação de resultados”, por parte da equipa de sub-17 da Ultramarina.

Neste sentido, o Conselho de Disciplina da FCF, deliberou a abertura de dois processos. Um interposto pelo Futebol Clube Batuque e outro pela Associação Regional de Futebol de São Nicolau, sobre o mesmo caso.

De acordo com as informações recolhidas, a direcção do clube de São Vicente denunciou “factos anómalos” verificados no jogo entre a EFIZ (Sal) venceu a Ultramarina (São Nicolau) por 13-01, e cujo resultado, afirma que foi “absolutamente desnivelado e invulgar”, que foi “determinante” para a qualificação da EFIZ para a fase seguinte, em detrimento do Batuque.

“Nesse jogo foi flagrante e notória a falta de empenho e a permissividade dos jogadores da Ultramarina, que renunciaram claramente a lutar pelo resultado, e viabilizaram uma goleada histórica, pelas piores razões, aliás, os registos vídeo desse jogo são elucidativos quanto ao modo anormal como o mesmo decorreu”, lê-se na nota do Batuque FC.

Portanto, ciente da importância dos mesmos, Conselho de Disciplina, e tendo em conta as imagens divulgadas em rede nacional pela televisão de Cabo Verde, bem como várias outras imagens veiculadas nas redes sociais (Faceboock) do jogo em causa, pelo que, mostra-se necessário e obrigatório que seja instaurado um processo disciplinar ao se constatar tais ocorrências, de modo a que se possa responsabilizar os infratores, e seja resposta o respeito pelas leis e regulamentos que dirigem a prática de futebol em Cabo Verde.

Em relação a outra deliberação, que diz respeito ao mesmo caso, na sequência de uma exposição do Presidente da Associação Regional de Futebol de São Nicolau, que pede a FCF através do Conselho de Disciplina da FCF que se investigue, o que se passou no mesmo jogo em causa.

Atualizado.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.