UCID apresenta preocupações sobre desporto, segurança alimentar e administração pública em conferência

11/04/2023 16:59 - Modificado em 11/04/2023 16:59

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) em conferência nesta terça-feira, 11, no Mindelo, na antevisão da primeira sessão plenária do mês de Abril, mostrou-se preocupada com diversos sectores da sociedade. O presidente do partido considera que é preciso haver um olhar diferente sobre as problemáticas dos cabo-verdianos.

Sobre o desporto, João Santos Luís destacou a importância de investir em infraestruturas desportivas em todas as localidades e concelhos do país, além de considerar o desporto como “uma verdadeira indústria para geração de riqueza”.

Além disso apontou o dedo, a falta de formação para dirigentes desportivos e a valorização de ex-futebolistas que contribuíram para a seleção de Cabo Verde.

À interpelação ao governo é também relativa a segurança alimentar e nutricional que representa uma outra preocupação do partido e com isso a UCID que defendeu o crescimento do setor primário da economia como forma de reduzir a pobreza e alcançar a segurança alimentar.

A proposta inclui a melhoria dos rendimentos das famílias e o controle dos preços dos produtos alimentares para evitar especulações exageradas.

Uma outra questão tem a ver com a administração pública. Os democratas-cristãos apresentaram preocupações em relação à demora excessiva na decisão dos processos de aposentação dos trabalhadores das câmaras municipais e da administração pública em geral. A proposta é facilitar esses processos para garantir os direitos dos trabalhadores.

Por fim, a UCID destacou a importância da resolução da questão da Eleição de Titulares de Cargos Exteriores à Assembleia Nacional, e afirmou estar disposta a dar a sua contribuição caso lhe sejam apresentados os nomes com antecedência para que o partido possa fazer a análise da situação, visto que não faz parte da Conferencia de Representantes da Assembleia Nacional.

Os deputados regressam esta quarta-feira, 12, à plenária com a eleição dos titulares de cargos exteriores à Assembleia Nacional na agenda, um assunto que já vem de algum tempo devido à falta de consenso entre os partidos com assento parlamentar.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.