O Instituto Nacional de Estatística (INE) informou hoje que a taxa de variação homóloga registada pelo IPT no terceiro trimestre de 2023 foi de 17,9 %, resultado superior em 1,3 ponto percentual (p.p.) face ao trimestre anterior.
De acordo com os dados do INE, a variação trimestral observada no terceiro trimestre de 2023 foi de 9,0 %, superior em 6,9 p.p. ao valor registado no trimestre anterior, que apresentou uma variação de 2,1 %, reflexo do padrão de sazonalidade deste indicador, salientando terceiro trimestre de 2022, esta variação tinha sido positiva e relativamente intensa (7,7 %), situando-se 1,3 p.p. abaixo da actual.
A classe dos hotéis, cafés e restaurantes, adianta a nota, apresentou uma variação homóloga de 18,1 %, correspondendo a um aumento em 1,3 p.p. relativamente ao trimestre anterior, indicando que as ilhas de Boa Vista e São Vicente, registou-se aumentos dos preços relacionados ao alojamento e restauração, de 21,4 % e 17,6 %.
As ilhas de Sal e Santo Antão registaram, conforme o INE, variações de 14,6 % e 9,6 %, respectivamente, sendo que em Santiago, registou-se uma variação de 9,5 %. As classes de aluguer de viaturas e de serviços de entretenimento e cultura não registaram qualquer alteração nos respetivos preços, relativamente ao trimestre homólogo.
Quanto aos preços relativos aos restaurantes, os dados indicam que houve um aumento de 10,5 % relativamente ao terceiro trimestre de 2022, e nas actividades de cafés, bares e similares, o aumento de preços registado foi de 14,5 %.
Relativamente à actividade de alojamento, os preços dos serviços nos aldeamentos turísticos e hotéis registaram aumentos de 56,9 % e 20,3 %, respectivamente.
Já as pousadas e pensões registaram variações de 16,6 % e 16,4 %, e os hotéis apartamentos registaram um aumento de 12,8 %, apontando por outro lado que as residenciais, registou-se um aumento, ainda que relativamente mais brando, na ordem dos 7,8 %.
Anida de acordo com a mesma fonte, a taxa de variação no trimestre em análise foi de 9,0 %, superior em 6,9 p.p. à registada no trimestre anterior, em que se situara em 2,1 %. No mesmo trimestre do ano anterior, verificara-se uma variação em cadeia (trimestral), de 7,7 %.
“Estes resultados são a consequência de movimentos sazonais de natureza mensal, com particular incidência na componente de alojamento. Concretamente, a variação deste trimestre face ao anterior, revela um aumento dos preços nos serviços do alojamento, com principal destaque para os Aldeamentos Turísticos e Hotéis, (28,8 %) e (13,2 %)”, lê-se na nota.
Nos serviços prestados pelos hotéis-apartamentos e pensões, também se verificou aumentos dos preços (1,1 % e 0,5 %, respetivamente). Nos restantes serviços turísticos, registaram variações nulas face ao trimestre anterior.
A nível das Ilhas, todas apresentaram variações trimestrais de sinal positivo, nomeadamente Boavista, 14,1 %, Sal, 3,8 %, Santiago, 0,6 %, São Vicente, 0,3 %, Santo Antão, 0,1 %, que concluiu o INE, determinaram fortemente o movimento do IPT Nacional.
Inforpress