São Vicente assinala Dia Nacional da Cultura e das Comunidades com várias actividades

11/10/2023 15:11 - Modificado em 11/10/2023 15:11

A ilha de São Vicente recebe esta semana um leque de actividades culturais em comemoração ao Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, celebrado anualmente a 18 de Outubro, dia do nascimento de Eugénio Tavares.

Sob o lema “Somos Cultura”, as comemorações arrancam no sábado, 14, com a performance artística “Flauta Doce” da Associação Sodad Arteatro Escola, no Parque Infantil Nhô Roque.

No dia 18, a mesma associação voltará a fazer uma performance artística na Escola Secundária José Augusto Ponto e, à noite, prevê-se uma serenata pelas ruas do Mindelo, com concentração a partir do Centro Cultural do Mindelo, às 19:00, até o Centro Nacional de Arte Artesanato e Design (CNAD).

No dia 21, à tarde, a Associação Sodad Arteatro Escola fará uma nova performance artística na Praça Nhô Roque e a Associação de Dança Estrelas de Cabo Verde e Sorriso da Criança realizará um sarau cultural, na Escola Arnaldo Medina.

Integram ainda estas actividades do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades visitas às exposições patentes no Centro Cultural do Mindelo (CCM) e às exposições temporárias no Centro Nacional de Arte Artesanato e Design (CNAD) dos quais se destacam a “Criação Cabo-verdiana: Percursos”, na galeria Manuel Figueira, “Ilha em IV Atos”, de Luísa Queirós, nas galerias Zero e Luísa Queirós, “Força da Montanha”, na galeria Bela Duarte, um baile de funaná no CNAD entre outras.

De acordo com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, este ano, o  Dia Nacional da Cultura e das Comunidades é celebrado sob o lema  “Somos Cultura, exaltando, assim, a cultura cabo-verdiana no País e na diáspora, reconhecendo a importância da nossa comunidade, homenageando aqueles que mesmo partindo rumo a outros destinos sempre têm na terra Cabo Verde a sua casa, dando o máximo contributo e continuando a manifestar a sua cultura lá fora, vincando nas futuras gerações o ser cabo-verdiano”.

O Dia Nacional da Cultura e das Comunidades tem como patrono o poeta, escritor, compositor, jornalista e político, Eugénio Tavares. A escolha do dia 18 de Outubro, Dia do nascimento do poeta Eugénio Tavares, em 1867, constitui um dia simbólico pela “figura ímpar” que essa personagem representa para Cabo Verde.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.