Parlamento: MpD sublinha êxito da Conferência Internacional sobre Turismo de Natureza realizada em Santo Antão

6/10/2023 22:18 - Modificado em 6/10/2023 22:18
Foto: Lonely Planet

A deputada do MpD (no poder) Maria Jaqueline Mota elucidou hoje o “êxito e a significância” da primeira Conferência Internacional sobre Turismo de Natureza, ocorrida em Setembro, em Lagoa do Planalto Leste, ilha de Santo Antão.

“Enquadrado nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, o Governo de Cabo Verde (…) realizou no passado dia 29 de Setembro, a primeira Conferência Internacional do Turismo Rural e de Natureza (…) objectivando, por um lado, dar visibilidade ao segmento do turismo de natureza, ao ecoturismo e aos desportos radicais, e, por outro, evidenciar Cabo Verde, enquanto destino de turismo de natureza, como complemento do turismo de sol e praia”, explanou Maria Jaqueline Mota.

Segundo a deputada, o evento, realizado pelo Ministério do Turismo e Transportes, teve a intenção não só de evidenciar o arquipélago enquanto destino privilegiado para turismo de natureza e ecoturismo, mas também de fomentar um espaço de diálogo e troca de experiências entre ONG, empresas nacionais e internacionais, e parceiros de várias esferas.

A conferência, que contou com cerca de 300 participantes e representantes nacionais e internacionais, como os embaixadores da União Europeia, Espanha, Portugal e França, e representantes dos Açores, São Tomé e Príncipe, e Canárias, serviu, conforme realçou, para o compartilhamento de experiências notáveis no sector.

A nível da comunicação social, lembrou, estiveram presentes um canal de TV da Holanda, as revistas National Geographic e Volta ao Mundo, de Portugal, a Radiotelevisão Cabo-verdiana (RTC) e a Agência Cabo-verdiana de Imagens (ACI), denotando a magnitude e interesse pelo evento.

Maria Jaqueline Mota enfatizou a “ampla participação” e o dinamismo dos operadores privados, incluindo o sector turístico, hoteleiros, guias turísticos, académicos, investidores e agentes de serviço público, que se engajaram de forma intensiva nas discussões.

“Os operadores privados, designadamente do sector turístico, hoteleiros, guias turísticas, transferes, ‘hiacistas’, também, académicos, investidores, agentes de serviço público, autarcas todos participaram de forma muito intensa. E no final, reinou a satisfação e sintonia dos agentes públicos, privados e organizações não-governamentais sobre a importância do Turismo de Natureza para Santo Antão e Cabo Verde,” partilhou.

Neste diálogo no Parlamento, Maria Jaqueline Mota sublinhou o “júbilo e a riqueza” dos temas abordados, enfatizando a uníssona satisfação e concordância sobre a vitalidade do Turismo de Natureza para Santo Antão e, mais amplamente, para Cabo Verde.

O evento, afirmou, surge como um marco positivo, e as ressonâncias deste encontro, permeadas de entusiasmo e esperança, agora ecoam nos corredores do parlamento, lançando uma luz positiva sobre o futuro do turismo sustentável em Cabo Verde.

Infopress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.