O Presidente da República, José Maria Neves, considerou hoje que é importante que todos façam um esforço para cuidar daqueles que mais precisam a fazer as melhores escolhas e, assim, poderem ter sucesso nas suas vidas.
Esta afirmação foi feita no final de uma visita de 11 adolescentes e jovens internos do Centro Educativo Orlando Pantera, na Cidade da Praia, acompanhados dos responsáveis da instituição, à Presidência da República, cujo ponto alto foi uma conversa aberta motivacional com o Chefe de Estado.
Segundo José Maria Neves esses encontros são sempre muito importantes, tendo defendido que todos devem fazer um esforço para cuidar daqueles que mais precisam e ajudá-los a fazer as melhores escolhas.
“Então temos de nos aproximar destes adolescentes, destes jovens e apoiá-los nas escolhas que hão-de fazer a partir de agora”, sublinhou, salientando que as escolhas sempre dependem de quem as faz, mas que é possível criar as condições para se fazer boas escolhas e estimular esses jovens a sonharem com coisas boas.
Sobre a questão do aumento de jovens no Centro Educativo Orlando Pantera, o Presidente afirmou que a responsabilidade é de todos, particularmente, da sociedade e das famílias.
“Temos maternidade e paternidade irresponsável, temos a violência sexual contra menores, violência com base no género e são questões que devem merecer a nossa atenção, são chagas sociais que devem merecer a nossa atenção”, frisou.
Para José Maria Neves o Estado investe muito na educação, pelo que, alertou, todos têm de trabalhar para “afrontar essas nódoas” que ainda existem na sociedade cabo-verdiana.
“E temos de valorizar o trabalho de centros como o Centro Orlando Pantera e outros de reabilitação que nós temos, sempre na perspectiva de recuperar o tempo dos adolescentes, dos jovens, e de ajudá-los criando oportunidades para fazerem uma vida digna e poderem ter também sucesso e serem felizes.
Por sua vez, o director interino do Centro Orlando Pantera, Ivandro Moniz, explicou que as principais preocupações do Centro são as do dia-a-dia, que tem a ver, sobretudo, com o comportamento dos educandos, daí levarem esses internos a visitarem o Chefe de Estado como forma de ouvirem palavras de estímulo e motivação, que possa influenciar positivamente na mudança dos seus comportamentos.
O Centro Educativo Orlando Pantera, informou, acolhe no momento um total de 40 adolescentes e jovens em conflito com a lei, de todas as ilhas de Cabo Verde, com excepção da ilha do Maio, e está capacitado para receber educandos a partir dos 12 até aos 16 anos, apesar de terem alguns que já completaram a maior idade, ou seja, 18 anos.
Inforpress/Fim