A Associação Regional de Desporto Adaptado de Santo Antão (ARDA-SA) realizou esta quarta-feira, 27 de setembro, a primeira edição do Campeonato Regional de Desporto Adaptado da ilha, um evento que reune 69 atletas dos três municípios da ilha.
Em entrevista ao Notícias do Norte, o presidente da ARDA-SA, Andy Delgado, avançou que o campeonato visa promover a prática desportiva de “forma inclusiva, incentivadora e competitiva”, fomentando também o intercâmbio entre instituições, tanto atletas quanto técnicos.
Além disso, acrescentou que uma das metas adicionais é identificar talentos com potencial a médio e longo prazo para representar a ilha de Santo Antão em competições nacionais e internacionais.
As modalidades em destaque incluem corridas de 100m e 200m, corrida de cadeirantes, lançamento de dardo e peso, levantamento de peso e voleibol sentado.
A adesão massiva de alunos de escolas básicas e secundárias surpreendeu este líder associativo, contabilizando 69 inscritos, dos quais 60 são alunos e nove não têm vínculo escolar.
Com uma amplitude etária notável, o campeonato reúne atletas desde os 8 até os 45 anos, o que segundo Andy Delgado, promete um “futuro promissor” para o desporto adaptado em Santo Antão.
O presidente da ARDA-SA compartilhou a visão de ampliar as atividades da associação, projetando a criação de uma sede em Ribeira Grande de Santo Antão. Sede este que não se restringirá apenas às atividades desportivas, mas englobará também outras áreas sociais.
“Também é criar condições no tocante a equipamentos, recursos humanos. São muitos desafios, mas estamos preparados para amanhã arrancarmos com o campeonato”, finalizou.
AC – Estagiária