O Ministro da Agricultura e Ambiente manteve encontro esta quinta-feira com o embaixador da República Popular da China em Cabo Verde e a Representante da FAO em Cabo Verde, em uma iniciativa de Cooperação Sul-Sul voltada para fortalecer os sistemas de produção agrícola e elevar a segurança alimentar e nutricional no país.
Durante o encontro, o Ministro expressou gratidão ao Ministério da Agricultura da China, à divisão de cooperação Sul-Sul da FAO, ao embaixador e à representante da FAO, pelo DJUNTA MON, que possibilitou o início deste projeto.
“Contamos com uma equipe de 6 especialistas chineses que trabalharão em colaboração com os especialistas de Cabo Verde e da FAO.
Estamos confiantes de que, após a conclusão deste projeto, teremos uma capacidade aprimorada para intervir de forma mais eficaz nessas áreas de atuação”, afirmou o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.
Orçado em cerca de 1,5 milhões de dólares e com duração prevista de três anos, este projeto tem como objetivo principal a “redução da pobreza, a melhoria das condições de vida da população, o estímulo ao emprego para mulheres e jovens, o impulso ao crescimento econômico por meio do fortalecimento do sistema de produção agrícola e a garantia da segurança alimentar e nutricional”.
O Ministério destacou a importância de estabelecer uma política eficaz e reforçar os serviços de apoio para a promoção dos sistemas de produção agrícola, com foco nas áreas de horticultura, proteção de plantas, pecuária e produção de algas marinhas, contempladas no escopo do projeto.
Vale ressaltar que Cabo Verde solicitou assistência técnica à China no âmbito do Programa de Cooperação Sul-Sul (SSC) FAO-China, visando o suporte aos sistemas de produção agrícola para fortalecer a segurança alimentar e nutricional no país.