O Presidente da República, José Maria Neves, recebe na tarde desta quinta-feira uma delegação ligada ao Young African Leadership Initiative (YALI), liderada pelo Coordenador do Centro YALI de Dakar, Bara Ndiaye. A comitiva, que se encontra em Cabo Verde de 23 a 26 de agosto, tem como objetivo explorar colaborações para um futuro Centro YALI no país e discutir o progresso das ações empreendidas pelos jovens líderes do programa.
Segundo nota da Presidência da Républica, este encontro é uma iniciativa criada pelo Governo norte-americano durante a administração Obama.
A visita de Bara Ndiaye e sua equipa a Cabo Verde é uma continuação da estreita colaboração entre os jovens líderes cabo-verdianos e o Centro YALI de Dakar.
Durante a última sessão de formação presencial ocorrida no Centro, jovens líderes cabo-verdianos participaram de cursos focados em negócios e empreendedorismo. Agora, a comitiva está em Cabo Verde para fortalecer os laços e promover ações conjuntas entre os jovens líderes do país e o programa YALI.
Uma das principais intenções da visita é discutir a “possibilidade de estabelecer um Centro YALI em Cabo Verde” que ofereça formações inteiramente em português, atendendo assim às “necessidades dos jovens líderes lusófonos”.
Até o momento, as formações do programa YALI são realizadas em inglês ou francês, e a criação de um centro que ofereça cursos na língua local poderia ampliar o alcance do programa e envolver um número maior de jovens líderes.
A nota lembra que desde a implementação do programa YALI em 2015, cerca de 60 jovens cabo-verdianos já foram beneficiados com intercâmbios e formações em áreas como Gestão Pública, Liderança Civil e Liderança de Negócios.
Os intercâmbios realizados em Washington, bem como as sessões de formação no Centro YALI de Dakar, promoveu formações para 97 jovens líderes de todo o continente, incluindo os cabo-verdianos Osvaldo Borges e Lindzai Lopes, que foram recebidos pelo PR nas vésperas da sua deslocação a Dakar.
AC