A Réplica da Torre de Belém, na cidade do Mindelo, vai receber, no próximo dia 18 de Agosto, um espectáculo que “casa música e sabores”, promovido pela produtora Harmonia, em parceria com a Associação Peixeiras do Mindelo (APM).
De acordo com informações da referida produtora, o evento, denominado “Harmonia e Sabores”, vai contar com as apresentações de artistas como Ary Kueka, Ceuzany Pires, Fábio Ramos, Bertânia Almeida e Elly Paris.
Já os sabores, acrescentou, estão a cargo da Associação Peixeiras do Mindelo que vão preparar “iguarias, que vêm directamente dos mares, ao sabor das grelhas por elas mesmas conduzidas”.
Localizada entre o Mercado de Peixe e a Praia dos Botes, em plena Avenida Marginal e defronte para o Porto Grande e para o Monte Cara, a Réplica da Torre de Belém foi construída em 1920 pelos portugueses, para ser uma réplica da fortificação original, edificada entre 1514 e 1519, em Lisboa.
Actualmente a Réplica da torre de Belém acolhe o Museu do Mar e a sede da Associação das Peixeiras do Mindelo (APM).
A réplica da Torre de Belém de Mindelo, na Ilha de São Vicente foi construída em 1929 em comemoração a descoberta do Arquipélago de Cabo Verde. Diferente da original, a torre foi construída em alvenaria, com tijolos e argamassa de pedra e cal.
Tendo uma base quadrada, com três andares e cobertura em forma de mirante em patamar ao alto, com torres de vigia aos cantos e ameias, apresenta janelas, portas e outros elementos inspirados na Torre de Belém no Tejo.
A construção da Torre para a Capitania do Porto Grande do Mindelo caiu em anos em que se rememoravam os 500 anos da Torre de Belém em Lisboa, mandada construir por D. Manuel I (1469-1521) em 1515 e terminada em 1521.
Remontante pelo que tudo indica a planos forjados em anos que se sucederam à Primeira Guerra, a Torre, construída em 1929 e terminada em 1937, insere-se em época marcada pela vitória dos aliados na história do Atlântico e das navegações, de fase conturbada da história política de Portugal e da instauração do Estado Novo.