“Menininha de búzio de Sintantom” – A jornada da jovem que virou empreendedora e enfermeira de coração

2/08/2023 18:05 - Modificado em 2/08/2023 18:05

Lidiane Ramos é uma jovem natural da ilha das montanhas, que cresceu no meio da pesca de mariscos em Santo Antão. Ao se aventurar para vender búzios em São Vicente, a jovem deparou-se com uma oportunidade de, através deste negócio, mudar a sua vida e olhando para trás diz que a sua vida mudou para sempre, desde que acolheu abraçar o negócio do marisco. Em declarações ao  Notícias do Norte, explica o porquê de ser, hoje conhecida como a “menininha de búzio sintantom”.

Com determinação e apoio de um mentor, diz que construiu sua própria empresa há 5 anos e tornou-se uma empreendedora de sucesso, ao mesmo tempo em que seguia sua paixão pela medicina. A enfermagem puxava por isso.

Lidiane Ramos, uma jovem empreendedora natural da ilha de Santo Antão, na Cidade do Porto Novo, teve seu destino mudado quando decidiu levar uma carga de búzio para vender na ilha de São Vicente. A experiência, apesar de suas dúvidas iniciais, foi um sucesso e permitiu que estabelecesse contatos importantes para o futuro de seu negócio.

“Desde muito cedo, cresci no meio da pesca de marisco. Meu pai tinha e ainda tem uma embarcação de boca aberta e o que pescava, desde búzio, mandava para a cidade do Mindelo, onde era vendido”, conta Lidiane.

Um dia, seu pai resolveu que ela mesma iria deslocar-se para a ilha de São Vicente para vender o pescado. Com coragem e determinação, a jovem partiu em sua jornada e conseguiu vender cerca de 100kg de búzios.

Durante suas vendas, Lidiane fez muitos contatos e entre eles estava um senhor chamado Miguel Colito. Após várias conversas, ele se tornou seu mentor e a ajudou a construir sua própria empresa. “Negócio que começou há 5 anos. Hoje já conta com um leque de clientes com a ajuda deste senhor. São clientes maioritariamente de Santo Antão e São Vicente”, revela a empreendedora.

Lidiane destaca a importância que o apoio de seus pais teve para o sucesso de seu empreendimento. “Graças também a minha mãe e meu pai, estes que sempre se mostraram disponíveis para mim, me ajudaram com o meu negócio. Hoje posso dizer que sou muito conhecida em Mindelo e as pessoas me apelidaram de ‘menininha de buzio sintantom'”.

Apesar do crescimento de sua empresa de venda de marisco, Lidiane também é apaixonada por enfermagem. A jovem escolheu seguir essa carreira por amar e respeitar a vida. “Quando você faz Enfermagem, você sabe que todos os dias você vai tocar uma vida ou uma vida vai tocar a sua. Ser enfermeira é se dispor a cuidar de alguém que você nunca viu como se fosse uma pessoa da sua família”, afirma com entusiasmo.

A empreendedora explica como consegue conciliar as duas atividades. “Felizmente tenho conseguido conciliar as duas atividades (enfermagem e venda de marisco) e tenho sempre conseguido dar conta do recado”, disse.

Porém, mesmo com o sucesso, a mesma admite que enfrenta desafios em sua jornada. O maior problema tem sido dar resposta aos vários pedidos, especialmente durante épocas movimentadas. No entanto, garantiu que todas as entregas são efetuadas dentro de uma semana.

Para Lidiane, ser empreendedor é realizar um sonho, enfrentar riscos e resolver problemas. “Ser empreendedor não é apenas começar um negócio, mas sim a maneira de olhar o mundo e ver oportunidade onde outros vêem obstáculos e assumir riscos onde outros recuam”, declara.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.