São Vicente: Projeto “Amdjer D Txeu Luta” pretende fortalecer as comunidades piscatórias

13/07/2023 14:41 - Modificado em 13/07/2023 14:42

O Ministro de Mar, Abraão Vicente, presidiu hoje, no Museu do Mar, à apresentação do projeto “Amdjer D Txeu Luta” , que visa capacitar e fortalecer as comunidades piscatórias de São Vicente, melhorando as suas condições de vida e promovendo a igualdade de género.

A iniciativa, realizada em parceria com ONGs espanholas, busca garantir o acesso aos direitos das mulheres e jovens na zona costeira made São Vicente

Abraão Vicente parabenizou os envolvidos nesta iniciativa, destacando sua importância para as comunidades piscatórias da região. O Ministro ressaltou a vontade e determinação do governo em apoiar a ação da Associação de Peixeiras e Pescadores de São Vicente, destacando a necessidade de cooperação internacional para o financiamento do projeto.

“Essa vontade, essa crença e essa capacidade de levantar todos os dias e trabalhar que faz com que mais essa ação da associação de Peixeiras e pescadores de São Vicente seja abraçado pelo governo, pelo ministério e seja altamente difundida nas nossas redes para que as populações não somente de São Vicente, mas de todas as ilhas de Cabo Verde”, disse o governante que espera que esta iniciativa seja replicada em várias zonas piscatórias do país.

Durante 20 meses, a cooperação espanhola em Cabo Verde trabalhará em conjunto com a Associação de Peixeiras de Mindelo e outras organizações para melhorar a qualidade de vida das comunidades e peixeiras locais, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais e criando um futuro melhor para os jovens.

A representante da ONG espanhola Coopera, Renée Freire Mejía, afirmou que a iniciativa “marca uma nova etapa de cooperação, reunindo forças e sinergias para beneficiar as comunidades e as peixeiras”, lembrou da importância de respeitar os recursos naturais e garantir meios de subsistência mais resilientes para alcançar um futuro sustentável.

Por outro lado, Estibaliz Pazos, representante da ONG Paz e Desenvolvimento, apresentou os objetivos do projeto, que incluem melhorar a situação socioeconômica das comunidades ligadas à pesca artesanal na costa de São Vicente.

Pazos destacou a importância da liderança das mulheres, dos jovens e da corresponsabilidade das instituições públicas para promover e exercer os direitos das pessoas envolvidas no setor.
O projeto propõe ações como pesquisa, conscientização, treinamento, assistência técnica e fornecimento de materiais e equipamentos. Além disso, busca promover a participação ativa das pessoas envolvidas, especialmente as dedicadas à pesca artesanal, em todas as fases do projeto.

Com foco na igualdade de gênero, exercício de direitos e sustentabilidade ambiental, o projeto visa melhorar a cadeia de valor do produto pesqueiro artesanal, desde a extração até a comercialização, agregando valor aos produtos.

“Ao mesmo tempo espera-se que a população vinculada a este projeto aumente o seu empoderamento e capacidade de influenciar no seu ambiente político-social e económico”, sublinhou.

No mesmo dia, também foi inaugurada a sede da Associação de Peixeiras do Mindelo, localizada no espaço Torre de Belém, reforçando o compromisso em fortalecer as comunidades e promover a pesca artesanal em São Vicente.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.