O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, anunciou hoje, em São Vicente, que a pensão social na ilha vai ser ampliada para beneficiar mais 483 pessoas idosas. Além disso, foram discutidas questões sociais da ilha e avaliadas as intervenções realizadas, bem como planejadas as próximas ações.
A informação foi avançada pelo ministro à imprensa após uma reunião com o autarca, Augusto Neves e a sua equipe camarária. Fernando Elísio Freire diz que as ações tiveram um impacto direto na qualidade de vida das pessoas na ilha. “Vamos alargar a pensão social para São Vicente para mais 483 pessoas idosas. Vamos trazer mais 198 famílias para o programa de rendimento social e inclusão”, declarou Fernando Elísio Freire.
O governante também mencionou o projeto “Capital Humano”, que vai beneficiar cerca de 540 famílias com acompanhamento familiar e acesso a creches. Freire destacou o plano de reintegração das meninas que abandonaram o sistema educacional, abrangendo atualmente cerca de 692 jovens em São Vicente, cuja execução está prestes a começar.
Além disso, o ministro anunciou apoios e assistência ao Centro de Acolhimento de Crianças com Vulnerabilidades Especiais (CACVE), incluindo a doação de um autocarro e a finalização de um parque infantil. Também mencionou a atuação na creche Amílcar Cabral e a reabilitação do centro para idosos, realizada em parceria com o ministério.
Outro compromisso deixado pelo ministro tem a ver com a abertura de um Centro de Atendimento aos Imigrantes, ressaltando o empenho em promover a inclusão de todas as pessoas. “Temos que continuar nosso trabalho e garantir que, quando chegamos a uma família, um jovem, uma mulher, uma menina, seja de forma impactante, permitindo que elas saiam da pobreza e resolvam suas vidas”, afirmou
O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, iniciou uma visita de três dias à ilha de São Vicente, acompanhado pela Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima.