Operação Aurora: E depois das detenções?

3/10/2026 21:55 - Modificado em 3/10/2026 23:13

A Operação Aurora voltou a colocar a violência sexual contra crianças no centro da atenção pública em Cabo Verde. São 25 detidos, 18 dos quais em prisão preventiva, numa investigação que envolve suspeitas de crimes graves contra menores.

Foto: Facebook Polícia Judiciária Cabo Verde

Eduino Santos

Mas, enquanto parte da sociedade se concentra agora numa pergunta — quem são os nomes? — há outra que talvez seja mais importante:

O que acontece aos processos e às crianças depois das detenções?

Poucos dias antes desta nova fase da Operação Aurora, o Notícias do Norte chamou a atenção para um dado inquietante: Cabo Verde continua a registar centenas de processos por crimes sexuais todos os anos, muitos envolvendo crianças, sem que seja claro para a opinião pública quantos chegam efectivamente a julgamento, quantos terminam em condenação, quantos são arquivados e porquê.

A Aurora dá agora rosto e dimensão concreta àquilo que, demasiadas vezes, aparece apenas como estatística.

Mas também levanta dúvidas.

Se a investigação teve início em 2025 e os factos sob investigação terão ocorrido desde 2023, durante quanto tempo algumas destas crianças permaneceram expostas?

Depois da denúncia, quanto tempo demora uma criança a ser efectivamente protegida?

Que acompanhamento psicológico recebem as vítimas?

Quantas vezes têm de repetir o que lhes aconteceu perante diferentes instituições?

E, terminado o impacto mediático das detenções, quem acompanha estas crianças e as suas famílias?

Há ainda outra questão que não pode desaparecer por detrás da indignação pública: o que acontece aos processos?

Detenções e prisão preventiva demonstram que houve uma intervenção forte das autoridades. Mas não são o fim do caminho. O verdadeiro teste ao sistema começa agora: capacidade de investigar, produzir prova, proteger as vítimas, levar os processos a julgamento e chegar a decisões em tempo razoável.

Foi precisamente isso que o NN questionou quando escreveu que uma tragédia colectiva corria o risco de se transformar numa rotina administrativa.

A Operação Aurora mostra que o problema não é abstracto.

Mostra também por que razão a diminuição de denúncias, isoladamente, nunca pode ser apresentada como sinal de sucesso. Menos denúncias podem significar menos crimes, mas também medo, silêncio, dependência, vergonha ou falta de confiança nas instituições.

E talvez explique igualmente a enorme pressão que hoje existe para conhecer os nomes dos arguidos. Quando uma sociedade sente que durante demasiado tempo pouco soube sobre a dimensão real destes crimes, procura respostas imediatas.

Mas a resposta não pode limitar-se à exposição pública dos suspeitos.

Sobretudo quando essa exposição pode acabar por revelar, directa ou indirectamente, a identidade das próprias crianças que se pretende proteger.

A pergunta que deve permanecer depois da Operação Aurora não é apenas quem são os arguidos.

É também esta:

quantas crianças foram protegidas a tempo, quantos processos chegarão ao fim e quanto tempo o Estado vai demorar a dar-lhes uma resposta?

Porque, depois das detenções e depois das manchetes, são essas respostas que vão dizer se Cabo Verde começou realmente a deixar de normalizar a violência sexual contra crianças.

NN

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2026: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.