Nacional de Basquetebol Sénior Masculino arranca hoje na Praia com sete equipas

17/08/2026 15:47 - Modificado em 17/08/2026 15:47

O Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino arranca hoje, na cidade da Praia, com a participação de sete equipas de diferentes regiões do país. A competição prolonga-se até domingo, 23, e encerra a sequência de provas nacionais promovidas este ano pela Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB).

O presidente da FCBB, José Semedo, garantiu à Inforpress que estão reunidas as condições para o início da competição. Segundo o dirigente, todas as equipas já se encontram na capital, estão alojadas e realizaram os treinos de reconhecimento do recinto.

A principal dificuldade enfrentada pela organização esteve relacionada com a logística dos transportes, uma questão que, segundo José Semedo, está praticamente ultrapassada.

A edição deste ano traz algumas novidades, entre as quais o regresso do direito do campeão nacional da época anterior de disputar automaticamente a edição seguinte. Este mecanismo esteve suspenso durante alguns anos.

Outra novidade é a eleição do cinco ideal da competição, feita pelos treinadores. Os jogadores escolhidos serão distinguidos com prémios, juntando-se às distinções destinadas ao melhor marcador e ao jogador mais valioso da prova (MVP).

A FCBB introduziu ainda uma nova dinâmica de comunicação após os jogos, com treinadores ou jogadores a fazerem um breve balanço das partidas. A iniciativa, de acordo com José Semedo, tem sido bem recebida pelos participantes.

Os prémios incluem valores monetários, troféus e outras ofertas disponibilizadas pelos patrocinadores e parceiros da federação.

Todos os jogos serão também transmitidos através dos canais oficiais da FCBB no YouTube, permitindo aos adeptos acompanhar a competição a partir de Cabo Verde e do estrangeiro.

Sete equipas divididas em dois grupos

O Grupo A é composto pelo ABC, Académica do Mindelo, Liprobasket e Atlético Clube Tarrafal. No Grupo B estão a campeã nacional Real Sociedade, Pantera Negra e Unidos do Norte.

A fase de grupos decorre até sexta-feira, 21. As meias-finais estão marcadas para sábado, 22, enquanto os jogos de atribuição do terceiro lugar e a final serão disputados no domingo, 23.

O campeonato decorre em simultâneo com o estágio da Selecção Nacional Sénior Masculina, que está concentrada na cidade da Praia. Para sexta-feira, 21, está prevista a apresentação pública da selecção, numa iniciativa que a FCBB pretende aproveitar para aproximar os jogadores e a equipa técnica dos adeptos.

Com sete equipas em prova, a competição promete concentrar, durante quatro dias, as atenções dos adeptos do basquetebol nacional na cidade da Praia.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2026: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.