PAICV vence legislativas em Cabo Verde e abre caminho à formação do novo Governo

29/05/2026 16:06 - Modificado em 29/05/2026 16:07

Comissão Nacional de Eleições confirma resultados definitivos e dá luz verde ao arranque da nova legislatura

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) divulgou os resultados definitivos das eleições legislativas de 17 de maio de 2026, confirmando a vitória do Partido Africano da Independência de Cabo Verde e criando condições para a formação do novo Governo.

Segundo os dados oficiais apresentados em conferência de imprensa na cidade da Praia, estavam inscritos 416.096 eleitores, dos quais 193.329 votaram, registando-se uma abstenção de 222.767 eleitores. Foram ainda contabilizados 2.709 votos em branco e 1.893 votos nulos.

O PAICV foi o partido mais votado, com 90.660 votos, garantindo 37 dos 72 lugares na Assembleia Nacional.

O Movimento para a Democracia ficou em segundo lugar com 84.458 votos e 33 deputados.

Já a União Cabo-verdiana Independente e Democrática obteve 9.812 votos e elegeu dois deputados. O Partido do Trabalho e da Solidariedade alcançou 3.268 votos e o Partido Popular obteve 529 votos, sem eleger representantes.

A CNE destacou ainda os elevados níveis de abstenção. Santiago Norte registou a taxa mais alta, com 55,6%, seguido de Santiago Sul, com 49%.

Condições reunidas para formação do Governo

A presidente da CNE, Maria do Rosário Gonçalves, afirmou que, com a publicação dos resultados em Boletim Oficial, estão reunidas todas as condições legais para a formação do novo Governo.

O Presidente da República poderá agora iniciar as audições com os partidos e, em princípio, convidar o partido vencedor, o PAICV, a formar Governo.

Segundo a responsável, a nova Assembleia Nacional poderá reunir-se no prazo de 20 dias para a primeira sessão, marcando o início da nova legislatura e a tomada de posse dos 72 deputados eleitos.

A CNE felicitou a participação dos eleitores e destacou o comportamento ordeiro durante todo o processo eleitoral, agradecendo também aos agentes eleitorais, forças de segurança e órgãos de comunicação social pelo contributo dado.

A instituição reafirmou ainda o compromisso de continuar a reforçar a transparência, credibilidade e confiança no sistema eleitoral cabo-verdiano.

NN

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2026: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.