Sal recebe ciclo de formações para reforçar proteção infantil e prevenir violência sexual

8/12/2025 18:22 - Modificado em 12/12/2025 15:34

A Rede Local de Proteção à Criança do Sal, em parceria com o ICCA-Sal, Delegação Escolar, Câmara Municipal do Sal e Associação Chã de Matias, realizou entre os dias 3 a 5 de dezembro, a uma ação de capacitação de três dias destinada a fortalecer as estruturas formais e informais de cuidado infantil na ilha.

A iniciativa integra o plano de atividades do projeto “Reforço da Capacidade Técnica das Estruturas de Cuidado Infantojuvenil”, cofinanciado pelo Instituto Camões através do Fundo de Pequenos Projetos 2025.

Ministrada pela psicóloga Zandira Brito, a capacitação reúne cerca de 60 participantes e aborda temas como desenvolvimento infantil, direitos da criança e identificação e encaminhamento de casos de maus-tratos e violência sexual. Ao longo dos três dias, os formandos terão acesso a ferramentas teóricas e práticas, com metodologias interativas, para reforçar a rede de proteção existente na ilha.

A coordenadora da Rede Local de Proteção da Criança, Arminda Lopes, destacou os objetivos principais da ação e reforçou a importância do projeto ora em execução para o desenvolvimento e consolidação de um sistema de cuidados eficaz.

Segundo a Delegada do ICCA no Sal, Queila Soares, é responsabilidade de todos trabalhar na proteção da criança. “O fortalecimento técnico das estruturas presentes é, sem dúvida, fundamental para um sistema mais preparado e funcional”.

Por seu lado, a coordenadora da Rede Local de Proteção, Arminda Lopes, destacou os objetivos centrais da ação, alinhados com o desenvolvimento e consolidação de um sistema de cuidados mais eficaz.

A ação integra-se num esforço mais amplo de articulação institucional e comunitária para garantir um sistema de proteção mais robusto e eficaz no município do Sal.

Para a vereadora da Educação da Câmara Municipal, Maria João Brito, a proteção dos direitos das crianças “deve ser uma missão partilhada por toda a sociedade” e reforçou que, embora Cabo Verde tenha avançado na criação de leis e políticas de proteção, é essencial que famílias, instituições e entidades públicas “continuem a trabalhar de forma articulada para garantir a sua plena aplicação no município do Sal”.

Segundo Maria João Brito, formações como esta são determinantes para fortalecer as capacidades técnicas dos profissionais ligados ao Sistema de Proteção Infantojuvenil, permitindo respostas mais eficientes às situações de vulnerabilidade que afetam crianças e adolescentes.

NN

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2026: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.