São Vicente recebe “São Pedro Bodyboard Challenge 2023” para incentivar a prática do desporto na ilha

24/05/2023 17:19 - Modificado em 25/05/2023 17:48

A Praia de São Pedro em São Vicente recebe no fim-de-semana de 27 e 28 de maio, a competição “São Pedro Bodyboard Challenge 2023”. Uma oportunidade única, dizem os promotores, para fortalecer a comunidade de bodyboard local, incentivar a prática do desporto e proporcionar um ambiente emocionante para os talentos emergentes mostrarem suas habilidades.

Organizado pelo Grupo Maresia Surf Club, “São Pedro Bodyboard Challenge 2023”, trata-se de um campeonato que será realizado na Praia de Santo André (São Pedro), e conforme a organização apesar de ser um evento amador de âmbito regional, é projetado para atender às necessidades e interesses dos “bodyboarders” locais.

“É uma competição que visa promover o desporto e fornecer uma plataforma para os atletas mostrarem suas habilidades e talentos ao mesmo tempo que incentivamos a preservação e proteção do meio ambiente”, explicou Rúben Sequeira da organização.

Avança ainda que é um campeonato aberto “Open Bodyboard” para todos os atletas, independentemente de sua experiência, permitindo que os competidores se desafiem em um campo mais amplo.

“Os atletas competem em baterias, onde cada bateria tem uma duração pré-determinada durante a qual eles têm a oportunidade de demonstrar suas habilidades e executar manobras no mar para juízes qualificados avaliarem o seu desempenho”, salienta o presidente do Grupo Maresia Surf Club.

Além das competições individuais, prossegue a mesma fonte, o evento inclui atividades paralelas, como workshops e palestras de especialistas nas áreas de desporto, preservação e proteção ambiental entre outros eventos para proporcionar uma experiência completa aos participantes e espectadores.

Estreante na organização de competições do tipo, o Grupo Maresia Surf Club diz-se comprometido em realizar um “evento entusiasmante e memorável para todos os envolvidos”.

Apesar dos desafios, Rúben Sequeira garante que o evento está sendo projetado de forma estratégica, para que seja um sucesso. “Temos procurado parcerias estratégicas com patrocinadores locais, especialistas em bodyboard e outras entidades relevantes para garantir o êxito dessa competição. Além disso, estamos empenhados em seguir todas as regulamentações e diretrizes necessárias para garantir a segurança e a integridade dos participantes e do público”, destacou.

O mar também é o nosso futuro

Sob o lema “O mar também é o nosso futuro”, o campeonato tem como objetivos, refere a mesma fonte, promover o bodyboard como desporto de competição, incentivando a prática desportiva de forma a valorizar os atletas que participam da modalidade;

Ademais, pretendem implementar no seio dos jovens as boas práticas para a proteção/conservação do meio ambiente marinho, promovendo exercícios práticos no mar e palestras com pessoas especializadas na área marinha.

Outro ponto, visa conscientizar o público sobre boas práticas ambientais e transmitir diversos conhecimentos que devem ter relacionados com o mar e proporcionar atrações turísticas aos visitantes da ilha.

Tendo em conta as escassas competições que existem na ilha, Rúben Sequeira diz que a organização deste evento náutico foi cuidadosamente planeada, para preencher essa lacuna e trazer benefícios significativos para a comunidade de bodyboard da região.

Realça ainda que a competição oferece aos atletas uma oportunidade valiosa de mostrar suas habilidades e talento, fortalecer a comunidade de bodyboard. E procuram, assim incentivar mais pessoas a se envolverem com o desporto.

“A competição também tem como objetivo atrair visitantes de outras regiões para prestigiar o evento. Isso promove o turismo desportivo, impulsionando a economia local, gerando receita para os negócios locais e aumentando a visibilidade da região como um destino para o bodyboard”, salientou o responsável.

A fim de se alcançar os objetivos traçados, durante os dois dias serão realizadas palestras e workshops com temas relacionados ao mar e proteção ambiental, atividades culturais e recreativas com carácter educacional.

Enquadrado na competição no passado dia 23 de Abril foi realizado na praia da Laginha um Worshop de desportos náuticos, e segundo Rúben Sequeira, foram abordados vários temas voltados para a sensibilização para a preservação do nosso planeta e do mar, bem como demonstração dos diversos desportos náuticos que entusiasmem a juventude e os façam sair dos “maus caminhos” tais como álcool e drogas.

Pretende-se ainda realizar essa atividade de uma forma regular e incluir na rota turística da ilha de São Vicente este evento à semelhança do festival Baía das Gatas, do Carnaval, do Festival Mindelact e as Festas de Romaria

Elvis Carvalho

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.