Luxemburgo reforça cooperação com Cabo Verde em 17,6 milhões de euros para água, saneamento e emprego

17/10/2025 15:09 - Modificado em 17/10/2025 15:09


O Luxemburgo vai reforçar o Programa Indicativo de Cooperação (PIC) com Cabo Verde em 17,6 milhões de euros, elevando o montante total do programa para cerca de 116 milhões de euros. O objetivo é aprofundar a parceria bilateral em setores estratégicos, como água, saneamento, formação profissional e empregabilidade.

O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que se encontra em visita oficial de três dias ao Grão-Ducado do Luxemburgo. Durante o encontro com o vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Xavier Bettel, foi assinada a extensão do PIC, que, segundo o chefe do Governo cabo-verdiano, reforça a cooperação “em áreas vitais para o desenvolvimento do país”, num contexto internacional “particularmente desafiante”.

Do valor adicional, 7,6 milhões de euros destinam-se aos setores da água e do saneamento, enquanto 10 milhões serão canalizados para programas de formação profissional, criação de emprego e promoção da empregabilidade.

Ulisses Correia e Silva adiantou ainda que as duas partes estão a avaliar um apoio suplementar, destinado a ajudar na recuperação das infraestruturas danificadas pela

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2026: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.