
A quinta edição do Campus de Verão Aminga arrancou no passado domingo, 20 de julho, na Escola Salesianos de Artes e Ofícios, em São Vicente, e prolonga-se até o próximo sábado, 26. Organizado pela ONG AMINGA – Youth Sports Development Program, o evento reúne este ano 85 participantes e segundo a organização, tem-se consolidado como uma referência em formação desportiva e educacional para jovens.
Para Elisabeth “Betty” Gomes, o campus mantém o seu propósito inicial, que é de proporcionar aos jovens ferramentas e experiências que os ajudem nas suas escolhas futuras, tanto no desporto como na educação.
“Desde o início, o nosso objetivo era ajudar a juventude a ganhar mais consciência sobre o seu percurso, dando-lhes opções e conhecimento em áreas diversas”, explica Betty Gomes, coordenadora do projeto.
Os participantes puderam escolher entre modalidades desportivas como andebol, basquetebol e voleibol, complementadas com aulas de informática, inglês, artes/fotografia, orientação para carreira, direitos humanos, team building, meditação e ioga.
Esta edição introduziu ainda a avaliação comportamental (ABA – Applied Behavior Analysis), reforçando a vertente de desenvolvimento pessoal e emocional.
Entre as novidades deste ano está a presença do atleta olímpico brasileiro André Stein, campeão mundial de voleibol de praia e padrinho do projeto desde a primeira edição. Pela primeira vez em Cabo Verde, Stein ministra workshops de voleibol, destinados não só aos participantes, mas também a treinadores e amantes da modalidade.

“Apesar de ser atleta de voleibol de praia, comecei no voleibol indoor. Aqui espero transmitir todos os fundamentos técnicos, além de valores como trabalho em equipa, superação e resiliência, que vão além do desporto”, afirma André Stein.
Em cinco edições, o campus tem registado um impacto crescente na comunidade, tanto pelo número de jovens envolvidos como pelo retorno de antigos participantes, que regressam como voluntários.
“Temos ex-alunos que, ao atingir a maioridade, voltam como monitores, o que demonstra o impacto do projeto na vida deles”, destaca Betty Gomes.
A organização já iniciou os preparativos para futuras edições, reforçando parcerias e planeando melhorias no currículo para continuar a oferecer uma experiência enriquecedora aos jovens.
O Campus de Verão Aminga é certificado como organização cooperativa estrangeira sem fins lucrativos em Cabo Verde e tem sede em Miami, nos Estados Unidos.
NN