Cortes dos EUA à MCC: Cabo Verde nada pode fazer neste sentido – UCS

27/04/2025 11:22 - Modificado em 27/04/2025 11:22

Os Estados Unidos anunciaram cortes drásticos no programa Millennium Challenge Corporation (MCC), decisão que ameaça diretamente o 3º compacto de desenvolvimento prometido a Cabo Verde. A medida, impulsionada por uma nova política de austeridade liderada por Elon Musk, levanta sérias preocupações sobre o futuro dos investimentos estratégicos no arquipélago.

Em entrevista à TCV, sobre esta medida, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, diz que Cabo Verde nada pode fazer neste sentido, uma vez que é uma decisão soberana do Governo e da Administração Norte Americana, da Administração Trump.

“Já havia indicações de que um conjunto de medidas iriam ser tomadas relativamente à corte de despesas do funcionamento da Administração americana, isso acaba por atingir também instituições que trabalham e operam na área de ajuda pública ao desenvolvimento como o MCC, nós temos que respeitar aquilo que é decisão do Governo americano”.

Contudo, afirmou que o governo de Cabo Verde, não irá ficar de braços cruzados e que esta situação, dará ao executivo a oportunidade de procurar outra fonte de financiamento aos projectos que iriam ser beneficiados com este pacote da MCC.

“Na perspetiva de que os projetos que estavam em ideia ainda de preparação, porque nós não estávamos na fase de aprovação de projetos, serão seguramente continuados com a mesma preferência estratégica procurando outras fontes de financiamento, portanto não desistimos daquilo que é estrutural para o desenvolvimento do Cabo Verde, se não for através do MCC, será através de outras instituições e outras fontes de financiamento”.

E que não adianta ficar preocupado e não conseguir resolver um problema que é um problema de decisão dos outros. “Aqui é virarmos para outras soluções, Estados Unidos continua a ser um parceiro de referência importante para Cabo Verde, mas é uma decisão tomada, nós vamos procurar outras alternativas para financiamento do desenvolvimento do Cabo Verde”.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.