É sob o lema “Juntos pela promoção da saúde da mulher” que se realiza o 1.º Congresso Internacional da União das Sociedades de Obstetrícia e Ginecologia dos Países de Língua Portuguesa (USOG-PLP).
O evento decorrerá ao longo dos dias 13, 14 e 15 de fevereiro de 2025, em Cabo Verde, na cidade da Praia.
Serão abordados temas como a malária na gravidez, o tratamento de fístulas obstétricas em Angola, a prevenção do cancro do colo uterino em Moçambique, a capacitação de clínicos gerais em cirurgia obstétrica na Guiné-Bissau ou os cuidados pré-natais em Cabo Verde.
De acordo com a Associação de Obstetrícia e Ginecologia de Cabo Verde ( AOGICV), , o evento vai contar com representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
O congresso irá focar-se nas diversas vertentes científicas e clínicas da Saúde da Mulher e incluirá ainda quatro cursos práticos.
A decisão de criar uma entidade que agregue as sociedades científicas de Obstetrícia e Ginecologia dos países de língua portuguesa foi tomada em novembro de 2024, durante o 23.º Congresso Português de Obstetrícia e Ginecologia, que decorreu em Lisboa.
A FSPOG acolheu no evento representantes daquelas sociedades de Moçambique, Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau.