Os mandingas de Ribeira Bote, de São Vicente, e o grupo Bididó, da Cidade da Praia, realizam intercâmbio cultural para fortalecer tradições carnavalescas e realizar trocas artísticas.
A permuta, que decorre no Mindelo, desde 30 de Janeiro e com previsão de término a 04 de Fevereiro, pretende assim realçar a união destes dois grupos de Carnaval espontâneo das duas principais cidades de Cabo Verde, de acordo com informações da mentora do projecto, Hermem Freire.
Conforme a mesma fonte, este “importante intercâmbio cultural” intitulado “Fusão Cultural Mandinga de Ribeira Bote e Bididó” permite uma troca artística que visa celebrar e fortalecer as tradições carnavalescas de Cabo Verde.
O certame conta com desfiles, workshops e apresentações culturais para destacar a criatividade e a história das expressões carnavalescas cabo-verdianas.
“Este intercâmbio é uma oportunidade única de promover a união entre as ilhas, destacando a riqueza e a diversidade cultural que caracteriza o Carnaval cabo-verdiano”, considerou Hermem Freire.
As actividades, abertas ao público, buscam, segundo a mentora, envolver a comunidade local e visitantes para reafirmar a importância da preservação e inovação nas tradições culturais do país.
Inforpress/Fim