Com o objectivo de reconhecer e premiar personalidades, startups, instituições e plataformas que se destacam pela contribuição significativa à transformação digital no país, o Programa Cabo Verde Digital criou o Digital Digital Awards Cabo Verde, DACV.
Um programa, que segundo o governo de Cabo Verde, vem reforçar o compromisso do país com a tecnologia e a transição digital como motores de desenvolvimento.
Neste sentido, o Digital Awards Cabo Verde, é uma iniciativa pioneira que quer celebrar a inovação e o empreendedorismo digital em Cabo Verde.
E nesta primeira edição, o DACV recebeu mais de 150 candidaturas, distribuídas por catorze categorias. Nomeações que representam o talento e a criatividade do ecossistema digital cabo-verdiano.
Após uma primeira análise criteriosa e rigorosa pelo corpo de jurados (de 16 a 27 de dezembro), e um processo de votação pública dinâmico (de 02 a 09 de janeiro), estão oficialmente definidos os finalistas que avançam para a etapa final.
Finalistas por Categoria:
1. Diáspora: ABSR Channel – Africandev – Fit CV
2. Digital Warrior do Ano: Katya Modesto – Joel cruz – Marcelo Cézar
3. Escola Digital: Pro Sucesso – Prendi – Nucoode
4. Founder do Ano: Helga Ortet – Elson Vaz – Ivan Moreira
5. Inovação Financeira: Chico Plus – Nôs ERP – Ping
6. Inovação Pública: SNIAC – IGRPWeb – INPS
7. Inovação Universitária: US Virtual – Portal Académico UniCV – SITA
8. Melhor App Móvel: Nha Bex – Bocadurna – Ping
9. Melhor Espaço de Coworking: Workin’CV – Prime Coworking – Don Paco Hotel
10.Melhor Influencer Digital: Ruth Borges – Elzo Rodrigues – Anny Oliveira
11. Melhor Programa de Incubação: Nosi Akademia – BIC – Cheetah Start
12.Melhor Projeto de Inclusão Digital: Sintaxy – Bocadurna – IMRS CV
13.Startup do Ano: SoldOut – nhakretxeu.com – Agritech
14.Startup Promessa: SoldOut – Vale.cv – Creative Base
Nesta etapa final o processo de seleção manterá o sistema misto, isto é, uma votação entre o corpo de jurados e o público.
Três categorias – Melhor App Móvel, Melhor Influencer Digital e Digital Warrior do Ano – mantêm-se em votação pública até ao momento da premiação, enquanto nas demais categorias os vencedores serão definidos pelo júri.
O corpo de jurados é constituído por 05 (cinco) elementos, representantes das seguintes entidades: Por Empresa, Tech Park, Cabo Verde Telecom, Unitel T+ e Associação Business Angel Cabo Verde.
A Gala de Premiação acontecerá no dia 31 de janeiro de 2025, no Parque Tecnológico, cidade da Praia, edifício Conference Center, sob o tema “Afrofuturismo”. Um evento que celebrará a interseção entre tecnologia, cultura e o futuro, posicionando Cabo Verde como um ator relevante no panorama digital africano, em linha com a missão do Digital Awards Cabo Verde de não ser apenas uma premiação, mas também uma plataforma que inspira, conecta e promove as iniciativas mais disruptivas e impactantes do país.