O Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente, realizou nos últimos quatro dias mais de 40 cirurgias de cataratas, resultante de uma parceria com a associação belga Help para diminuir a lista de espera.
O “intenso programa de cirurgias de cataratas”, conforme fontes do hospital avançaram na página oficial do Facebook, enquadra-se no “importante desígnio estratégico”, de diminuir o número de pacientes em espera.
Neste sentido, desde segunda-feira, 06, até hoje, foram feitas mais de 40 cirurgias, em pacientes com “elevada prioridade cliíica”, no quadro da parceria institucional entre o HBS e a associação da Bélgica Help.
A técnica utilizada, facoemulsificação, é, segundo a mesma fonte, a mais moderna técnica de tratamento e de cura de catarata, e permite uma rápida recuperação pós-operatória e um menor risco de complicações.
Durante a missão, será concretizado, igualmente, um intenso programa de capacitação e de treinamento dos profissionais do HBS.
A equipa é liderada pelo oftalmologista da Help Koen Vermorgen, e composta por outros quatro profissionais do hospital de São Vicente.
Também no mês de Dezembro passado, o estabelecimento hospitalar recebeu um outro oftalmologista da Help, Marc Huygens, que juntamente com profissionais cabo-verdianos procedeu a 60 cirurgias de cataratas.
Tudo porque, como assegurou à Inforpress a oftalmologista do hospital, Yosleivy Saavedra, a catarata é um dos piores problemas de visão encontrado em São Vicente.
A próxima missão para dar combate à problemática está agendada, conforme a direcção do HBS, para a primeira semana de Fevereiro, no âmbito de uma parceria com uma equipa proveniente de Portugal.
Inforpress