São Vicente: Crimes registam redução em 20% na quadra festiva em relação ao ano anterior – PN

10/01/2025 14:00 - Modificado em 10/01/2025 14:00

As ocorrências criminais no período de Natal e fim-de-ano na ilha de São Vicente reduziram-se em cerca de 20 por cento (%) em relação ao mesmo período do ano anterior, informou hoje a Polícia Nacional (PN).

Em conferência de imprensa hoje, no Mindelo, o subcomissário Elvis Leite apresentou os resultados do Plano Operacional Natal e Ano Novo em Segurança, desenvolvida pela Polícia Nacional de 10 de Dezembro de 2024 a 05 de Janeiro de 2025.

Conforme a mesma fonte, em termos gerais foram registadas 332 denúncias de cidadãos vítimas de crimes diversos, dos quais 98 crimes contra pessoas, sendo 44 tipificados como ofensa à integridade física, 26 ameaças e 24 crimes de Violência Baseada no Género (VBG), entre outros.

Em relação aos crimes contra propriedade, segundo Elvis Leite, a PN registou 234 crimes contra património, sendo 56 roubos na pessoa, 65 furtos em residência, 29 furtos na via pública, 16 roubos na residência, 11 furtos em veículos, sete furtos em estabelecimentos comerciais, cinco danos e quatro abusos de confiança, entre outros.

Além disso, adiantou, 3.462 indivíduos foram abordados na via pública durante as operações de resposta às diligências e acções de patrulhamento e vigilância, 524 foram revistados e 106 conduzidos a unidades policiais para identificação.

“Cinquenta e quatro indivíduos detidos foram apresentados ao Ministério Público por crimes diversos, destacando-se 12 detenções por posse ilegal de armas brancas, seis por posse de produto estupefacientes, seis por condução sem habilitação legal e um por condução sob efeito do álcool”, enumerou a mesma fonte.

A PN deu conta ainda de um indivíduo que foi detido por resistência a agente de autoridade, outro por desobediência, 21 por crimes diversos e ainda seis fora de flagrante delito em cumprimento de mandado judicial.

Conforme o subcomissário da PN, durante a operação foram apreendidas 11 armas brancas, entre catanas e facas e produtos estupefacientes, dos quais embrulhos com canábis, haxixe e cocaína.

O Centro de Comando e Controlo, que a seu cargo o serviço de emergência 132, registou um total de 1.383 solicitações de emergência, que foram prontamente atendidas.

No trânsito foram fiscalizados 941 veículos, registaram-se 86 acidentes de viacção, que resultaram em 42 feridos, com pequenos danos materiais nos veículos.

Apreenderam ainda quatro veículos particulares, quatro veículos de aluguer, um motociclo, dez ciclomotores e cinco velocípedes por infracções diversas.  

Ainda seis indivíduos foram detidos por condução sem habilitação legal de veículos a motor na via pública, um por condução sob efeito do álcool e foram aplicadas 43 coimas, que totalizaram 465 mil escudos. 

Inforpress/Fim 

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.