Os cantores Mark Delman, Cremilda Medina e Kátia Semedo vão actuar na sexta-feira, 19, no concerto “13 anos de sodade”, que acontece na Praça Dom Luís, em São Vicente, em homenagem à falecida cantora Cesária Évora.
Esta informação foi avançada à Inforpress pela neta da cantora e presidente da Associação Cesária Évora, Janete Évora, para quem este concerto é o culminar de uma série de actividades desenvolvidas pela associação para assinalar o dia 17 de Dezembro, data do desaparecimento físico da diva Cesária Évora.
“Este ano vamos ter a habitual serenata pelas ruas do Mindelo no dia 20, às 18:00, mas a concertação para o arranque será na Praça Dom Luís. Depois de percorrer as ruas regressaremos à praça para o concerto”, explicou a mesma fonte.
O acesso ao concerto será mediante a doação de um quilograma de alimento não perecível e, segundo a mesma fonte, o que for arrecadado será doado à loja social da Câmara Municipal de São Vicente para repassar às famílias carenciadas.
Antes, na quinta-feira, 19, Janete Évora e Mark Delman farão uma intervenção social na Escola Secundária Jorge Barbosa para levar palavras de motivação aos alunos, no quadro da responsabilidade social da Associação Cesária Évora
No sábado, haverá o tradicional “cmida d’ónje” (comida de anjo, em português), que consiste na distribuição de comida às crianças, uma acção solidária que era praticada pela cantora Cesária Évora em São Vicente.
Cesária Évora nasceu a 27 de Agosto de 1941 na cidade do Mindelo e faleceu a 17 de Dezembro de 2011, no Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente.
Filha do tocador de viola, violão e cavaquinho Justino da Cruz Évora e da cozinheira conhecida por Dona Joana, Cesária Évora foi a cantora de maior reconhecimento internacional de toda a história da música popular cabo-verdiana.
Começou a sua carreira cantando em bares e festas, mas foi somente nos anos 90 que a sua voz alcançou o reconhecimento internacional.
Com seu álbum “Miss Perfumado”, lançado em 1992, ela se tornou um “fenómeno global”, levando a música de Cabo Verde para os palcos mais prestigiados do mundo, tendo conquistado diversos prémios, incluindo um Grammy em 2004.
Apesar de ser bem-sucedida em diversos outros géneros musicais, Cesária Évora foi maioritariamente relacionada com a morna, por isso também apelidada de “rainha da morna” e ainda de “diva dos pés descalços” por se apresentar desta forma em palco.
Inforpress