Tesouro dá aval à EDEC para empréstimo de 600 mil contos para investimentos e reforço da tesouraria

11/12/2024 11:03 - Modificado em 11/12/2024 11:03

O Governo autorizou a Direcção Geral do Tesouro a conceder um aval à Empresa de Distribuição de Electricidade de Cabo Verde (EDEC) para contrair um empréstimo na Caixa Económica de Cabo Verde para reforço de tesouraria e investimentos.

A informação consta da resolução n.º 106/2024, publicada no Boletim Oficial de terça-feira, a que a Inforpress teve acesso.

De acordo com o documento, a EDEC estabeleceu, no seu plano de actividades para o ano de 2024, um programa de investimentos “importantes e imprescindíveis” com impacto directo na prestação de serviços junto dos clientes nomeadamente extensões de redes, eliminação pública e novas ligações de energia.

No entanto, argumentou, “face aos desafios que a empresa enfrenta a nível de equilíbrio da sua tesouraria, não tem sido possível avançar com a implementação deste plano”.

Por isso, conforme a resolução, dos 600 mil contos, 200 mil contos serão para o reforço da tesouraria, cujo prazo global de operação é de 60 meses em conformidade com os períodos de utilização e de reembolso.

E os 400 mil contos serão para investimentos e manutenção de redes elétricas, cujo prazo global de operação é de 84 meses em conformidade com os períodos de utilização e de reembolso.

A Empresa de Distribuição de Eletricidade de Cabo Verde (EDEC) foi criada a 01 de Julho deste ano, com a extinção da Electra Norte e Sul, para distribuir e comercializar electricidade em todo o território nacional.

A criação da empresa faz parte da estratégia do Governo para reestruturar o sector eléctrico, com a missão de distribuir e comercializar electricidade em todo o território nacional.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.