Faleceu na madrugada de domingo em São Vicente, Zezinha Mascarenhas, a primeira educadora de infância de Cabo Verde. Tinha 89 anos.
Os familiares anunciam que estão na Avenida 5 de Julho, na casa da família na Praça Nova na cidade do Mindelo, para quem quiser prestar a última homenagem à “Dona Zezinha”.
Era conhecida por “Dona Zezinha” da Casa de Criança, o primeiro jardim infantil de São Vicente, localizado na zona da Ribeira Bota, onde exerceu funções desta a sua inauguração, em 1962, como educadora de infância e permaneceu até à sua aposentação.
Numa publicação nas redes sociais, a filha Maria João St’Aubyn Mascarenhas, escreveu que a sua mãe “abraçou a sua carreira como educadora infantil e mãe”.
“Foi mãe de muitas crianças e a sua profissão foi vivida com dedicação e em prol de crianças mais desfavorecidas. A minha mãe ajudou muitas crianças que os pais não podiam pagar a propina mensal. A Dona Zézinha, minha mãe, era uma pessoa muito amiga dos seus e fazia amizades boas com os seus amigos”.
Segundo a mesma fonte, Dona Zezinha, “gostava de ajudar os mais necessitados desde jovem na Janela, Santo Antão onde viviam meus avós maternos”.
E que teve um desempenho brilhante como educadora e diretora da Casa da Criança, onde passaram muitas “no tempo em que a minha mãe aí trabalhava guardarão com saudade uma cidadã que deu o seu melhor em prol da educação infantil em São Vicente.