Praia: PJ incinera mais de uma tonelada e meia de cocaína

7/12/2024 16:56 - Modificado em 7/12/2024 16:56

A Polícia Judiciária procedeu na manhã de hoje, 07 de dezembro de 2024, à incineração de pouco mais de uma tonelada e meia de cocaína apreendida na Operação Ventos Alísios.

A incineração desta avultada substância de cocaína foi apreendida e levada na semana passada ao Porto da Praia, na sequência da interceptação de uma embarcação pesqueira na Zona Econômica Exclusiva de Cabo Verde.

A operação, denominada 𝐕𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐀𝐥í𝐬𝐢𝐨𝐬, foi realizada no âmbito do plano de prevenção e combate ao tráfico de drogas, executada no sábado, 30 de novembro, pela 𝐒𝐞𝐜çã𝐨 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐈𝐧𝐯𝐞𝐬𝐭𝐢𝐠𝐚çã𝐨 𝐝𝐨 𝐓𝐫á𝐟𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐭𝐮𝐩𝐞𝐟𝐚𝐜𝐢𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐞 𝐂𝐫𝐢𝐦𝐢𝐧𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐎𝐫𝐠𝐚𝐧𝐢𝐳𝐚𝐝𝐚 (SCITECO) da PJ, em colaboração com autoridades internacionais.

A operação resultou na apreensão de 𝟏.𝟔𝟓𝟑,𝟏𝟓 𝐤𝐠 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐜𝐚í𝐧𝐚, distribuídos em 60 fardos, numa embarcação pesqueira que saiu do Brasil com destino à Europa.

Os 𝟏.𝟔𝟓𝟑,𝟏𝟓 𝐤𝐠 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐜𝐚í𝐧𝐚, 𝐜𝐨𝐦 𝐞𝐥𝐞𝐯𝐚𝐝𝐨 𝐠𝐫𝐚𝐮 𝐝𝐞 𝐩𝐮𝐫𝐞𝐳𝐚, 𝐟𝐨𝐫𝐚𝐦 𝐚𝐩𝐫𝐞𝐞𝐧𝐝𝐢𝐝𝐨𝐬 𝐣𝐮𝐧𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝐞𝐪𝐮𝐢𝐩𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐞𝐥𝐞𝐭𝐫ó𝐧𝐢𝐜𝐨𝐬, 𝐢𝐧𝐜𝐥𝐮𝐢𝐧𝐝𝐨 𝐆𝐏𝐒, 𝐭𝐞𝐥𝐞𝐟𝐨𝐧𝐞𝐬 𝐬𝐚𝐭é𝐥𝐢𝐭𝐞𝐬 𝐞 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐮𝐭𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐩𝐨𝐫𝐭á𝐭𝐞𝐢𝐬, a bordo da embarcação interceptada na 𝐙𝐨𝐧𝐚 𝐄𝐜𝐨𝐧ó𝐦𝐢𝐜𝐚 𝐄𝐱𝐜𝐥𝐮𝐬𝐢𝐯𝐚 (𝐙𝐄𝐄) 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞 𝐞 𝐫𝐞𝐛𝐨𝐜𝐚𝐝𝐚 𝐚𝐭é 𝐨 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐏𝐫𝐚𝐢𝐚.

Os detidos em flagrante, pelo crime de tráfico de drogas de alto risco, todos de nacionalidade brasileira e com idades entre 28 e 43 anos, foram sujeitos ao primeiro interrogatório judicial de arguidos detidos, tendo o 𝐓𝐫𝐢𝐛𝐮𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐂𝐨𝐦𝐚𝐫𝐜𝐚 𝐝𝐚 𝐏𝐫𝐚𝐢𝐚 𝐚𝐩𝐥𝐢𝐜𝐚𝐝𝐨 𝐚 𝐦𝐞𝐝𝐢𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐚çã𝐨 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐠𝐫𝐚𝐯𝐞: 𝐩𝐫𝐢𝐬ã𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐯𝐞𝐧𝐭𝐢𝐯𝐚.

Coordenada pelo 𝐌𝐀𝐎𝐂-𝐍 (Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos), esta operação envolveu a 𝐏𝐨𝐥í𝐜𝐢𝐚 𝐉𝐮𝐝𝐢𝐜𝐢á𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞 𝐞 𝐝𝐞 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐚𝐥, 𝐛𝐞𝐦 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐚 𝐌𝐚𝐫𝐢𝐧𝐡𝐚 𝐞 𝐚𝐬 𝐅𝐨𝐫ç𝐚𝐬 𝐀𝐫𝐦𝐚𝐝𝐚𝐬 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐮𝐞𝐬𝐚𝐬.

A incineração do produto, realizado este sábado, conforme nota de imprensa da Polícia Judiciária, ocorreu na lixeira municipal e contou com a presença de Procuradores da República, do Diretor Nacional da Polícia Judiciária, do Coordenador da Seção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes e Criminalidade Organizada, bem como técnicos do Laboratório da Polícia Científica. 

A queima de drogas apreendidas enquadra-se no plano de prevenção e combate ao tráfico de estupefacientes e à criminalidade organizada.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.