Faleceu Júlio de Carvalho o primeiro comandante das Forças Armadas de Cabo Verde

26/11/2024 17:59 - Modificado em 26/11/2024 18:19

Faleceu na madrugada de hoje, na cidade da Praia, o primeiro comandante das Forças Armadas de Cabo Verde, Júlio de Carvalho, também combatente da liberdade da Pátria, comunicou a Associação dos Combatentes da liberdade da Pátria (ACOLP).

Julinho Carvalho, como era conhecido, de acordo com a ACOLP, nasceu no Mindelo a 27 de Janeiro de 1943, estudou no Liceu Gil Eanes, onde se destacou pela sua participação apaixonada pelas atividades desportivas, tendo inclusive integrado a seleção de voleibol do referido liceu.

Nessa altura, com Abílio Duarte, ele toma conhecimento dos ideais da luta pela independência de Cabo Verde desenvolvida pelo PAIGC, com as quais ele logo se simpatizou.

Em 1961 Julinho viaja para Portugal onde se inscreve como estudante de Engenharia Química. Juntamente com Amaro da Luz, Tito Ramos e outros estudantes nacionalistas, ele desenvolve então a sua consciência acerca da luta contra a dominação colonial.

Decidido a exercer um papel ativo na luta encabeçada pelo PAIGC, nos finais de 1964 Julinho foge para Paris onde se junta a Manecas Santos, Manuel Delgado, Joaquim Pedro Silva e Olívio Pires.

Sob a orientação de Pedro Pires, ele participa na mobilização de um grupo de cabo-verdianos emigrantes na região de Moselle, na França.

Segue depois para Argélia onde realiza uma curta preparação militar e depois para Cuba onde integra o grupo de 30 cabo-verdianos que realizam uma formação de guerrilha tendo em vista um possível desembarque em Cabo Verde para desencadear a luta armada.

A 15 de janeiro de 1967, o grupo de Cuba presta perante Amílcar Cabral o juramento solene da bandeira, assumindo o compromisso de lutar pelas independências da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.