Na sequência dos videos de aparecimento e captura de tubarões na praia da Laginha em São Vicente, a Associação de Proteção Ambiental Biosfera 1, pela voz do coordenador do Programa de Pesquisa e Conservação de Tubarões de Raias da associação, apelou à população a ter uma maior consciência ambiental.
Na terça-feira foi filmado um tubarão pequeno na praia balnear da Laginha, na cidade do Mindelo, e ontem, 07 de novembro, um novo vídeo dava conta da sua captura, na Pedra de Doca.
Segundo Stiven Pires, num vídeo publicado na página do Facebook da Biosfera, esta é uma pratica que, “infelizmente”, acontece diariamente, durante o ano inteiro, e que cerca de 100 milhões ou mais de tubarões são mortos em várias partes do mundo.
E, sobre isso, apela as pessoas a terem mais consciência ambiental. “As pessoas devem ter mais consciência acerca do importante papel que o tubarão desempenha nos mares”.
E que o papel da Biosfera neste assunto, tem sido fazer trabalhos de pesquisa, de conservação e, principalmente, sensibilização. “Nos trabalhos de sensibilização, tentamos sempre levar um pouco da responsabilidade ambiental, da importância que o tubarão desempenha nos mares, ter mais responsabilidade e também cidadania ambiental”, elencou o coordenador, realçando que a população de tubarões no país tem diminuído nos últimos anos.
Um facto, que destacou Stiven Fortes, ninguém se interessa e que apenas a sensibilização não tem sido suficiente e que os meios de conservação ficam aquém do pretendido, e atira a responsabilidade para as mãos do governo, para que se crie um plano de gestão e políticas de proteção para o tubarão. “E, nsta parte, quem pode fazer alguma coisa, são as autoridades.
E apelou a toda a população, que tenham em mente que os tubarões são super importante para o equilíbrio do nosso ecossistema e também para a saúde de nós, oceanos. “Então, tenham em mente que o tubarão é não vilão dessa história”, concluiu o coordenador do Programa de Pesquisa e Conservação de Tubarões de Raias da Biosfera 1.
NN