Porto Novo: Elevação das festividades de São João a património da humanidade pode ser abordada à margem da bienal de Dakar

6/11/2024 13:18 - Modificado em 6/11/2024 13:18

A elevação das festas de São João no município do Porto Novo, Santo Antão, a património imaterial da humanidade pode ser abordada à margem da décima quinta edição da Bienal de Dakar (Senegal), que arranca esta quinta-feira.

Trata-se, segundo apurou a Inforpress, de um compromisso assumido pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, numa recente visita a Porto Novo, por altura do lançamento do catálogo das festas de São João, em finais de Outubro.

Na altura, Augusto Veiga prometeu, na qualidade da tutela da comissão nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em Cabo Verde, aproveitar a Bienal de Dakar para abordar esta questão com os responsáveis deste organismo internacional.

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas prometeu sensibilizar a Unesco visando a classificação das festas de São João Baptista no município do Porto Novo a património imaterial da humanidade, assegurando que os contactos com a Unesco começam com a sua visita à capital senegalesa.

O governante disse que a sua deslocação a Dakar é uma oportunidade de falar com os responsáveis da Unesco no continente africano e a nível mundial sobre a possibilidade de visitar Porto Novo e conhecer de perto as festividades de São João, classificadas em 2017 como património cultural imaterial nacional.

Augusto Veiga assumiu o compromisso com as autoridades municipais de envidar esforços para que, até final do seu mandato (2026) “tentar trazer” a Porto Novo os responsáveis da Unesco para “viverem na primeira pessoa” esta manifestação, a mais popular do arquipélago.

Inforpress/Fim 

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.