A Grande Feira do Livro vendeu mais de 5 mil obras, na Ribeira Grande, Santo Antão, o que superou as expectativas da organização, disse hoje a presidente da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, Matilde Santos.
A Grande Feira do Livro decorreu sob a organização da Biblioteca Nacional de Cabo Verde durante os dias 16, 17 e 18 de Outubro, no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, com Cofinanciamento da Cooperação Portuguesa, e mereceu um balanço positivo da organização.
Em declarações à Inforpress a presidente da Biblioteca Nacional, Matilde Santos, falou de uma “boa adesão” de visitantes à feira e mais de 5 mil obras vendidas.
“Podemos dizer que graças à boa adesão das pessoas, que estimamos entre os 6 mil a 7 mil visitantes, conseguimos vender só nos dois primeiros dias cerca de 5 mil livros e hoje, no terceiro e último dia do evento pode-se afirmar que Ribeira Grande de Santo Antão superou as expectativas”.
Segundo a mesma fonte, os preços dos livros variaram entre os 200 e os 4 mil escudos com à venda de obras especializadas e técnicas, livros de literatura e obras infanto-juvenil, com destaque para livros clássicos da literatura cabo-verdiana que, conforme exemplificou, “O Galo Cantou na Baía”, “Chuva Braba”, “Chiquinho”, “Contra Mar e Vento” e “O testamento do Senhor Napumoceno”, se esgotaram.
“A Grande Feira do Livro foi muito concorrida e comparativamente às outras edições que temos realizado em Ribeira Grande de Santo Antão tem sido muito positiva e posso afirmar que Ribeira Grande está bem cotado em relação as feiras realizadas nas ilhas de São Vicente e Santiago”, assegurou.
Matilde Santos disse que o objectivo foi democratizar e descentralizar a feira e avançou que depois de Santo Antão, a Grande Feira do Livro que também já esteve nas ilhas de Santiago, Sal, Fogo, vai estar na ilha de São Vicente de 19 a 23 de Outubro.
Inforpress/Fim