A edição dos 30 anos do Festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact, edição “Pérola”, acontece de 1 a 9 de novembro e contará com 35 espetáculos e participação de companhias teatrais de sete países. O Festival, vai continuar a ter uma extensão na cidade da Praia.
De acordo com o presidente da associação, Yannick Fortes Pimenta, os 30 anos têm como lema “Bodas de Pérola” e nesta edição, o festival recebe pela primeira vez, um grupo de circo da Noruega, com a programação a ser dividida em sete palcos.
São eles os países presentes no festival, Cabo Verde, Portugal, Brasil, Espanha, Noruega, Moçambique e República Checa e ainda a Galiza.
O palco 1, que é o Centro Cultural do Mindelo, o palco 2 na Academia de Música Jotamont e teatrolândia, que é para crianças. Bem como a retoma do Festival Off e o Teatro na Praça e outros palcos.
A ideia dessa programação, é, segundo este responsável, tentar dinamizar o teatro, não só no centro cultural, mas também para toda a cidade, com 70% das programações totalmente gratuitas.
“Além destes espetáculos, também teremos as formações. E duas formações, sendo uma delas sobre 30 anos no Mindelact, com uma retrospetiva deste festival. E outra da atriz Elizabeth Gonçalves, denominada “Sereia na Mato”.
Com a programação fechada, a associação debate-se, neste momento, com problemas de alojamento dos atores. “O nosso principal desafio, além do financiamento, que é sempre um desafio para fazer esse tipo de atividade, é o alojamento, já que temos em novembro considerada época turística alta, então temos problemas em encontrar espaço para colocar todos os atores”, salientou Zenaida Alfama.
O forte deste festival, este ano, vai ser o teatro de rua, isso, conforme Zenaida Alfama, para dar aquele calor que o Mindelact sempre deu no teatro em São Vicente. “E também é uma forma de descentralizar o teatro das salas e levá-las para onde está o público”, justificou a atriz, que é também membro da direcção da associação.
Para além disso, o ciclo de contadores de história que, de ano para ano, tem-se afirmado como um dos “palcos” deste festival.
Segundo a organização, a programação completa do festival deverá ser divulgada nos próximos dias.
É o principal evento teatral de Cabo Verde e actualmente o mais importante acontecimento teatral de toda a África lusófona. É hoje considerado o mais importante evento teatral da África Ocidental.
Nas suas 22 primeiras edições, aconteceu sempre em Setembro, na cidade do Mindelo, mas a partir de 2017 tem vindo a ser realizado em Novembro, por questões logísticas.
O Festival Mindelact, além da vertente de espetáculos, promove o intercâmbio entre todos os participantes, acções de formação nas mais diversas áreas artísticas ligadas ao teatro, concertos de música, exposições de design e artes plásticas, e, nos últimos anos, um “Festival off” alternativo e uma programação específica dirigida às crianças, denominada de “Teatrolândia”, além do Ciclo Internacional de Contadores de Estórias.
Teve a sua primeira edição em 1995, com a participação de grupos de S. Vicente e Santo Antão, em 1996, teve já um cunho nacional e em 1997 internacionaliza-se e confirma-se como o mais importante evento teatral do arquipélago.
NN