Futebol/São Vicente: Época arranca com a Supertaça no dia 26 de outubro

1/10/2024 13:28 - Modificado em 1/10/2024 13:28

A Associação Regional de Futebol de São Vicente, ARFSV, divulgou esta terça-feira, o calendário para a realização das provas futebolísticas na ilha. A época arranca oficialmente no dia 26 de outubro com a realização da Supertaça entre o campeão regional, o Futebol Clube Derby e o Clube Sportivo Mindelense, detentor da Taça de São Vicente.

O Torneio e abertura da primeira e segunda divisão, arranca nos dias 02 e 03 de novembro. O campeonato regional está agendado para começar no dia 30 de novembro e 01 de Dezembro, e a Taça de São Vicente arranca uma semana antes.

A garantia foi dada pelo presidente da ARFSV, Amílcar “Micau” Rocha, ao Noticias do Norte.

“Tudo indica que este ano teremos um campeonato melhor qua na época passada, isso em termos de organização desta associação que entra no seu terceiro ano”.

O Torneio de Abertura vai acontecer em quatro jornadas. Foi aceite uma proposta dos clubes, onde ficou vai haver a divisão entre primeira divisão, segunda divisão, dois grupos de quatro, de classificar um de cada grupo para a final.

“Vamos ter dois grupos na primeira e dois grupos na segunda divisão. Como é oito na primeira e oito na segunda, estão dois grupos de cada escalão. Todos contra todos, três jogos e os primeiros de cada grupo vão jogar a final da primeira divisão e final de segunda divisão. Então, quatro jornadas, torneio de abertura, quatro jornadas e logo em seguida tem de iniciar o campeonato”, explicou.

Censo Nacional dos Clubes

O censo é o papel da Federação, e que de acordo com informações que saíram da Assembleia da Federação, é que a partir deste ano vai-se iniciar, que que deveria ter acontecido desde 2017 o censo dos clubes a nível nacional, numa primeira etapa.

Ou seja, para participar no Campeonato Nacional, clubes têm que estar licenciados, então São Vicente, dirigentes de clubes de São Vicente já estão cientes disso, estão à espera da federação finalizar o projeto, para iniciar as etapas de licenciamento de clubes ali na São Vicente.

Implicações

Isso, segundo Amílcar Rocha vai ter implicações principalmente a organização, tanto do futebol feminino e o futebol de formação, que é futuro do nosso futebol.

“Para isso a ARFSV vai trabalhar em conjunto com os clubes de forma a atingir os objetivos, que é licenciar tudo, organizar todo o clube em termos de estrutura, em termos financeiros, em termos de formação, em termos de futebol feminino, estruturar, organizar o nosso futebol num todo. Esse é o objetivo da Associação, Federação e dos clubes”.

Novidades – Futebol de formação feminino

No futebol feminino, além de torneio de abertura, campeonato, a associação vai introduzir pela primeira vez o campeonato de formação, que é o sub-16 feminino de São Vicente. “Já não fizemos uma reunião com as equipas femininas, onde aprovaram a ideia. Por isso, não tem nada melhor do que começar a fomentar o futebol de formação feminino na ilha”, realçou Amílcar Rocha.

Ainda as competições de Sub-11, Sub-15, Sub-17 e Sub-19, de forma a garantir um representante em todas as competições nacionais, garantiu o presidente da ARFSV.

A época iniciou no dia 01 de Setembro, mas a primeira competição oficial, a Supertaça, está agendado para o último final de semana deste mês. E o Torneio de Abertura acontece nos dias 2 e 3 de novembro.

NN

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.