A ilha de São Vicente passa a contar, de hoje, 27 de setembro, com o seu Centro de Alto Rendimento Desportivo, que engloba as modalidades do Boxe, Taekwondo, Judo e Atletismo. E futuramente, a modalidade do ténis, em parceria com o Clube de Ténis do Mindelo.
Inaugurado em São Vicente, o Centro de Alto Rendimento Desportivo, vai servir para potencializar os talentos desportivos na ilha. E desta forma, atender às necessidades de treinos, investigações desportivas das federações desportivas, dos projetos olímpicos e paralímpicos, para potenciar talentos desportivos, possibilitar estágios, capacitar cientificamente os técnicos, monitorizar e avaliar treinos, entre outros, avançou o ministro do junto do primeiro-ministro para Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro.
O governante falava na cerimónia de abertura do centro, que funciona no Centro de Estágio do Mindelo, na Avenida 12 de Setembro, que terá monitores e também médicos, fisioterapeutas, para oferecer as melhores condições aos jovens que têm um talento que precisa ser potenciado.
“Nós acreditamos que este é o caminho onde atletas, monitores têm condições melhores. Eles têm médico para acompanhá-los, fisioterapeuta para ajudá-los, na questão, que sempre foi um handicap na Calve Verde, que trata da parte de prevenção de lesões, e no momento que um atleta se lesionar tem a possibilidade de ser tratado o mais rápido possível antes de agravar. Tudo isso influencia aquilo que é performance de um atleta, não só o jovem, mas também quando chegar no sénior.
E acredita que brevemente, a ilha poderá começar a colher os seus resultados.
O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, afirmou que esta é mais uma vitória, e que a materialização deste projecto “é mais um passo para nós continuarmos o nosso trabalho, fundamentalmente a nível da juventude, que bastante falta, tem deste espaço.
E pelo facto de ter as modalidades do Boxe, Taekwondo, Judo e Atletismo, terá um impacto maior em tudo isso.